Os feocromocitomas são tumores compostos de células cromafi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2301879 Medicina
Os feocromocitomas são tumores compostos de células cromafins que sintetizam e liberam catecolaminas. Os portadores dessa neoplasia apresentam sintomas clássicos como hipertensão arterial, cefaleia, sudorese e taquicardia, decorrentes da excreção de catecolaminas.


Assinale a alternativa CORRETA sobre o local mais comum de localização desses tumores.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - Medula adrenal.

Vamos entender o tema central da questão. Os feocromocitomas são tumores que se desenvolvem a partir de células cromafins, responsáveis por sintetizar e liberar catecolaminas, como adrenalina e noradrenalina. Essas substâncias são hormônios importantes no controle de funções como pressão arterial e resposta ao estresse. A questão exige conhecimento sobre a localização mais comum desses tumores no corpo humano.

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa B - Medula adrenal é a resposta correta. Os feocromocitomas se localizam mais frequentemente na medula das glândulas adrenais, que estão situadas acima dos rins. A medula adrenal é a porção interna da glândula adrenal e é o local primário onde as células cromafins estão presentes, portanto, é o local mais comum para esses tumores.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Paragânglios da cadeia simpática: Embora os feocromocitomas possam ocasionalmente se desenvolver em paragânglios, que são agrupamentos de células nervosas fora das glândulas adrenais, isso não é o mais comum. A maioria dos feocromocitomas está localizada nas glândulas adrenais.

C - Acima dos rins, na área anterior do abdome: Esta descrição é um pouco vaga e incorreta. Enquanto é verdade que as glândulas adrenais estão localizadas acima dos rins, a resposta precisa seria "medula adrenal" e não uma descrição genérica da localização.

D - Corpo carotídeo: O corpo carotídeo é uma pequena estrutura localizada nas bifurcações das artérias carótidas, no pescoço, e não está associada ao desenvolvimento de feocromocitomas. Tumores que se desenvolvem nesta região são tipicamente paragângliomas e não feocromocitomas.

Compreender bem a anatomia das glândulas adrenais e o papel das células cromafins pode ser essencial para questões deste tipo. Quando enfrentar uma questão assim, procure associar o tipo de tumor com o local de origem mais comumente conhecido para facilitar a escolha correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os feocromocitomas são tumores que se originam nas células cromafins, que são mais comumente localizadas na medula adrenal. A medula adrenal, também conhecida como medula da glândula suprarrenal, é a parte interna das glândulas suprarrenais, que estão situadas acima dos rins. Nessa região, as células cromafins estão envolvidas na produção e liberação de catecolaminas, que incluem a adrenalina e a noradrenalina. Essas substâncias, quando secretadas em excesso devido à presença de um feocromocitoma, causam os sintomas típicos mencionados: hipertensão arterial, cefaleia, sudorese e taquicardia. A resposta correta é, portanto, a alternativa B - Medula adrenal, pois é o local mais frequente onde esses tumores são encontrados. As demais alternativas descrevem locais menos comuns para o desenvolvimento de feocromocitomas. Os paragânglios da cadeia simpática (alternativa A) e o corpo carotídeo (alternativa D) também contêm células cromafins, mas os tumores que se formam nesses locais são denominados paragangliomas. Já a alternativa C descreve de maneira imprecisa a localização, uma vez que a área anterior do abdome não é uma descrição anatomicamente específica para a medula adrenal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo