Os feocromocitomas são tumores compostos de células cromafi...
Assinale a alternativa CORRETA sobre o local mais comum de localização desses tumores.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - Medula adrenal.
Vamos entender o tema central da questão. Os feocromocitomas são tumores que se desenvolvem a partir de células cromafins, responsáveis por sintetizar e liberar catecolaminas, como adrenalina e noradrenalina. Essas substâncias são hormônios importantes no controle de funções como pressão arterial e resposta ao estresse. A questão exige conhecimento sobre a localização mais comum desses tumores no corpo humano.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa B - Medula adrenal é a resposta correta. Os feocromocitomas se localizam mais frequentemente na medula das glândulas adrenais, que estão situadas acima dos rins. A medula adrenal é a porção interna da glândula adrenal e é o local primário onde as células cromafins estão presentes, portanto, é o local mais comum para esses tumores.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Paragânglios da cadeia simpática: Embora os feocromocitomas possam ocasionalmente se desenvolver em paragânglios, que são agrupamentos de células nervosas fora das glândulas adrenais, isso não é o mais comum. A maioria dos feocromocitomas está localizada nas glândulas adrenais.
C - Acima dos rins, na área anterior do abdome: Esta descrição é um pouco vaga e incorreta. Enquanto é verdade que as glândulas adrenais estão localizadas acima dos rins, a resposta precisa seria "medula adrenal" e não uma descrição genérica da localização.
D - Corpo carotídeo: O corpo carotídeo é uma pequena estrutura localizada nas bifurcações das artérias carótidas, no pescoço, e não está associada ao desenvolvimento de feocromocitomas. Tumores que se desenvolvem nesta região são tipicamente paragângliomas e não feocromocitomas.
Compreender bem a anatomia das glândulas adrenais e o papel das células cromafins pode ser essencial para questões deste tipo. Quando enfrentar uma questão assim, procure associar o tipo de tumor com o local de origem mais comumente conhecido para facilitar a escolha correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo