Conceição Evaristo é uma importante escritora brasileira, e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2594891 Literatura
Conceição Evaristo é uma importante escritora brasileira, em suas obras tem como escopo de discussão as mazelas de uma sociedade fortemente preconceituosa e desigual, sobretudo quando se fala sobre a força de mulheres negras. Em diferentes poemas, romances, por exemplo, retratou criticamente a história do povo negro no Brasil. Ao longo de sua obra, observamos o surgimento de um neologismo, escrevivência, capaz de representar os temas que ela vivenciou ao longo de sua vida. De acordo com tal conceito criado pela autora, qual a sua definição?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D.

Vamos explorar o conceito de "escrevivência", termo cunhado por Conceição Evaristo, uma renomada escritora brasileira, para melhor compreender sua obra e o contexto social em que está inserida. Evaristo articula suas experiências pessoais e coletivas, principalmente de mulheres negras, em suas narrativas, abordando as desigualdades e preconceitos enraizados na sociedade brasileira.

A escolha da alternativa D se justifica porque ela define corretamente "escrevivência" como a junção das palavras "escrever" e "vivência", através de um processo de aglutinação. Esta expressão simboliza a vivência de cada indivíduo, permitindo interpretações pessoais e subjetivas das suas relações e desafios enfrentados no mundo. Esta definição é central para entender como Evaristo busca dar voz às experiências singulares de um grupo frequentemente marginalizado.

Vamos agora justificar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Esta alternativa está incorreta porque restringe o uso do termo "escrevivência" apenas a autoras negras. Embora o termo tenha sido criado por uma autora negra e seja uma ferramenta poderosa para autoras negras, ele se refere a uma prática literária mais ampla, que transcende a identidade do autor.

B - A alternativa é incorreta porque, embora Evaristo realmente aborde desafios sociais, a definição de "escrevivência" não se limita a uma estética realista centrada na pobreza, mas sim a uma expressão pessoal e coletiva da vivência, através da narrativa literária.

C - Esta alternativa está equivocada na sua definição da formação do termo "escrevivência" como uma derivação parassintética e ao limitar seu significado às mazelas da população pobre. O termo é uma aglutinação que reflete a vivência pessoal e suas interpretações, não apenas as dificuldades econômicas.

Compreender o conceito de "escrevivência" é fundamental para reconhecer como a literatura pode ser um espaço de resistência e de expressão de identidades diversas, especialmente em uma sociedade marcada por desigualdades.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

### Derivação Parassintética:

A **derivação parassintética** ocorre quando uma palavra é formada pela adição simultânea de um **prefixo** e um **sufixo** a um radical. Um detalhe importante é que a palavra só existe com ambos os afixos; se um deles for retirado, a palavra deixa de fazer sentido.

#### Exemplos:

1. **Entristecer**:

  - Radical: **triste**

  - Prefixo: **en-**

  - Sufixo: **-ecer**

  - A palavra **"triste"** não existe com o prefixo **"en-"** sozinho (*"entriste"*) nem com o sufixo **"-ecer"** sozinho (*"tristecer"*). Apenas com os dois juntos a palavra é válida: **entristecer** (tornar-se triste).

2. **Envelhecer**:

  - Radical: **velho**

  - Prefixo: **en-**

  - Sufixo: **-ecer**

  - Da mesma forma, **envelhecer** só tem sentido completo com a adição simultânea de prefixo e sufixo.

3. **Amanhecer**:

  - Radical: **manhã**

  - Prefixo: **a-**

  - Sufixo: **-ecer**

  - Sem o prefixo ou o sufixo, a palavra não teria o mesmo sentido.

### Aglutinação:

A **aglutinação** ocorre quando duas ou mais palavras se fundem, formando uma nova palavra em que os elementos originais sofrem alguma alteração fonética. Diferentemente da justaposição (onde as palavras se unem sem mudanças nas estruturas), na aglutinação há mudanças na forma original das palavras.

#### Exemplos:

1. **Planalto**:

  - Fusão de **plano** + **alto**.

  - As palavras originais sofreram alterações para formar o novo vocábulo.

  

2. **Pernalta**:

  - Fusão de **perna** + **alta**.

  - A palavra **perna** sofreu uma redução, gerando **pernalta**.

3. **Vinagre**:

  - Fusão de **vinho** + **acre**.

  - Houve uma modificação na forma original das palavras.

Tanto a **derivação parassintética** quanto a **aglutinação** são processos de formação de palavras, mas enquanto a primeira depende de prefixos e sufixos aplicados ao mesmo tempo, a segunda cria novas palavras a partir da fusão e alteração de palavras já existentes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo