Nas manutenções preventivas, realizadas anualmente, nos tra...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - realizar a coleta de amostras de óleo isolante, análises físico-química e cromatográfica. Esta é uma prática fundamental na manutenção preventiva de transformadores de força refrigerados a óleo mineral. Vamos entender o porquê e discutir as demais alternativas.
Manutenção Preventiva de Transformadores envolve a inspeção e análise de componentes essenciais para garantir o funcionamento adequado e prolongar a vida útil do equipamento. No caso de transformadores de força, o óleo isolante desempenha um papel crucial isolando componentes elétricos e dissipando calor. Portanto, a análise físico-química e cromatográfica do óleo é indispensável. Esta análise ajuda a detectar contaminações, degradação do óleo e problemas internos, como descargas parciais, que poderiam passar despercebidos até causarem falhas catastróficas.
Agora, vamos analizar porque as outras alternativas não são apropriadas para uma manutenção preventiva anual:
A - pintar o tanque do transformador: Embora a pintura do tanque seja importante para prevenir corrosão, ela não precisa ser realizada anualmente. Essa tarefa é parte de uma manutenção de longo prazo e não preponderante em uma rotina anual.
B - verificar o funcionamento correto da bomba de óleo refrigerante do transformador: Este ponto é mais relevante em transformadores que possuem um sistema de refrigeração ativo. No entanto, a maioria dos transformadores de força utilizam sistemas passivos, ou seja, sem bomba de óleo. Além disso, verificar o funcionamento da bomba faz parte de uma manutenção ordinária ou corretiva, não preventiva.
C - verificar o funcionamento correto do circuito de comando automático da bomba de óleo: Assim como a alternativa B, esta tarefa é específica para transformadores com bombas de óleo e se insere em manutenções de rotina que podem ser feitas em intervalos menores, não necessariamente anualmente.
E - realizar a troca total do óleo mineral isolante: A troca completa do óleo é dispendiosa e muitas vezes desnecessária a cada ano. A análise do óleo, como sugerido na alternativa correta, indicará quando a troca é realmente necessária.
Entender a necessidade de cada procedimento e sua periodicidade é crucial para uma correta manutenção de transformadores, garantindo eficiência e segurança operacional.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Edaurdo Etb 4° K Deve-se realizar obrigatoriamente análise física e química do óleo mineral isolante, desligamento geral do sistema para limpeza e reaperto de conexões. Letra D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo