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Q2430856 Sociologia

Pierre Bourdieu (2011) afirma que os bens culturais possuem também uma economia própria, na qual os gostos funcionam como marcadores de classe social, contribuindo para a reprodução de desigualdades. Qual conceito o autor cria para operacionalizar empiricamente essa concepção?

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Alternativa correta: C - Capital cultural.

Pierre Bourdieu é um sociólogo francês que trouxe importantes contribuições para o estudo da estratificação e desigualdade social. Um de seus conceitos centrais é o de capital cultural. Bourdieu argumenta que, assim como o capital econômico, o capital cultural é acumulado e herdado, funcionando como um meio de distinção e reprodução social.

No contexto da questão, Bourdieu fala sobre a economia dos bens culturais e como os gostos funcionam como marcadores de classe social. Esses gostos e preferências culturais não são neutros; eles são uma forma de capital que pode ser adquirido e utilizado para manter e reproduzir a estrutura de classes.

Vamos agora analisar as alternativas:

A - Mercado cultural: Embora o termo se relacione com a economia dos bens culturais, ele não é o conceito criado por Bourdieu para operacionalizar a concepção de gostos como marcadores de classe social. O mercado cultural refere-se mais ao comércio e circulação de produtos culturais.

B - Aculturação: Este conceito refere-se ao processo pelo qual um grupo ou indivíduo adota elementos culturais de outro grupo. Não está diretamente relacionado com a ideia de gostos como marcadores de classe social e não é um conceito desenvolvido por Bourdieu para essa finalidade.

C - Capital cultural: Esta é a alternativa correta. O capital cultural abrange conhecimentos, habilidades, educação e outras formas de aptidão cultural que as pessoas podem usar para obter uma posição social elevada. Esse conceito é fundamental para entender como as desigualdades sociais são reproduzidas e ampliadas.

D - Etnocentrismo: Este termo refere-se à tendência de julgar outra cultura pela perspectiva da própria cultura, considerando a própria cultura como superior. Embora também envolva aspectos culturais, não se alinha à concepção de Bourdieu sobre gostos e classes sociais.

E - Massificação: Este conceito se refere ao processo de tornar algo acessível ou comum a um grande número de pessoas. Não está relacionado diretamente com a ideia de gostos como marcadores de classe social e não é o conceito específico de Bourdieu sobre o tema.

Compreender o conceito de capital cultural é essencial para entender a visão de Bourdieu sobre a reprodução das desigualdades sociais. Ele nos mostra que a cultura não é apenas um aspecto superficial da vida social, mas uma parte integral da estrutura de classes e das relações de poder.

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Para operacionalizar empiricamente a relação entre gostos culturais e reprodução de desigualdades, Pierre Bourdieu desenvolve o conceito de "capital cultural". O capital cultural refere-se ao conjunto de recursos culturais que um indivíduo possui, incluindo conhecimentos, habilidades, preferências estéticas e práticas culturais adquiridas ao longo da vida. Bourdieu argumenta que o capital cultural desempenha um papel central na estruturação das relações sociais e na reprodução das desigualdades de classe.

Dentro do conceito de capital cultural, Bourdieu distingue entre três formas principais:

1. **Capital Cultural Incorporado**: Refere-se ao conhecimento, habilidades e disposições culturais internalizadas pelos indivíduos ao longo de sua socialização e formação educacional.

2. **Capital Cultural Objetivado**: Consiste nos objetos culturais, como livros, obras de arte, instrumentos musicais, que são valorizados na sociedade e que refletem o capital cultural dos indivíduos que os possuem.

3. **Capital Cultural Institucionalizado**: Refere-se ao reconhecimento e à validação social do capital cultural de um indivíduo por instituições, como escolas, universidades, meios de comunicação, que conferem legitimidade e status aos diferentes tipos de capital cultural.

Portanto, o conceito de capital cultural de Bourdieu permite analisar empiricamente como os gostos culturais e os recursos culturais dos indivíduos estão ligados às estruturas de classe e à reprodução das desigualdades sociais.

No campo da sociologia, o capital cultural compreende os ativos sociais de uma pessoa que promovem a mobilidade social em uma sociedade estratificada

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