O paciente, vítima de erro médico, pode acionar o profission...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2318816 Medicina
O paciente, vítima de erro médico, pode acionar o profissional em quatro esferas distintas e com regras procedimentais bem específicas: a civil, a penal, a administrativa e a disciplinar.
Reconhece-se, quase unanimemente, a responsabilidade civil do médico como de natureza contratual. Em alguns casos poderá ser extracontratual quando, por exemplo, do atendimento de um acidentado desfalecido, na rua. Será também extracontratual quando cometer um ilícito penal ou descumprir normas regulamentares da profissão, causando danos ao paciente, como nas situações abaixo, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A, "Erro médico em procedimento estético", porque, em geral, procedimentos estéticos são realizados sob um contrato entre o médico e o paciente. O paciente procura o serviço de um médico estético com um objetivo específico e, ao concordar com o procedimento, há uma expectativa contratual de que o resultado será conforme o acordado. Se houver um erro médico nessa situação, a responsabilidade civil é geralmente considerada contratual, pois decorre do não cumprimento das obrigações estipuladas no contrato de prestação de serviços médicos entre as partes. As demais alternativas são exemplos de situações em que o médico pode ter responsabilidade extracontratual. No caso da alternativa B, o tratamento cientificamente condenado pode violar os padrões aceitos pela comunidade médica e, portanto, implica um ilícito penal ou regulamentar. A alternativa C envolve a emissão de um atestado falso, que é uma infração penal e, portanto, também uma responsabilidade extracontratual. A alternativa D se refere a atitudes charlatanescas, que são claramente contrárias às normas éticas e legais da profissão médica. Por último, a alternativa E, onde não impedir que alguém não habilitado exerça a profissão médica, pode levar a danos ao paciente e viola as normas regulamentares da profissão, sendo também uma forma de responsabilidade extracontratual.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo