Um dos princípios da orientação a objetos é a herança, assi...
Gabarito comentado
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Alternativa correta: C - Compartilhamento de atributos e métodos entre classes.
Para compreender a questão e identificar a alternativa correta, é preciso ter conhecimento sobre o conceito de herança na orientação a objetos. A herança é um mecanismo que permite que uma classe (conhecida como classe filha ou subclasse) herde atributos e métodos de outra classe (conhecida como classe pai ou superclasse). O objetivo desse princípio é promover o reuso de código e estabelecer uma relação hierárquica entre classes.
A alternativa correta, "C - Compartilhamento de atributos e métodos entre classes", está correta porque reflete exatamente a essência do princípio de herança. Quando uma classe herda de outra, ela adquire os atributos e métodos da classe pai, podendo utilizar, sobrescrever ou mesmo estender esses elementos, facilitando o reuso e a manutenção do código.
Importante destacar que as demais alternativas não representam características obrigatórias da herança:
- A classe pai não precisa ser abstrata para ser herdada.
- Uma classe herdada pode ser instanciada, a menos que seja abstrata.
- Não há obrigatoriedade de reescrita de todos os métodos implementados na classe pai.
- A reescrita é opcional e pode se aplicar a qualquer método, não apenas aos getters e setters.
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Comentários
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Lembrando que não existe um compartilhamento da classe filha para a classe pai. Somente ocorre da classe pai para classe filha.
Enfim, a letra D é a alternativa menos errada.
Analise das opções:
a) A classe pai obrigatoriamente tem de ser abstrata. (Errado)
b) Uma classe herdada não pode ser instanciada. (Errado - Classe criada como final que não pode ser instanciada)
c) Compartilhamento de atributos e métodos entre classes. (Correto)
d) Obrigatoriedade da reescrita dos métodos implementados. (Errado - reescrita é opcional)
e) Somente a reescrita dos métodos getters e setters. (Errado - reescrita pode ser de qualquer método)
OBS: Galera cuidados com termos Obrigatoriedade ou Somente.
c-
classe é um modelo abstrato para uma familia de objetos semelhantes, servindo para derivar objetos com atributos (propriedades) e metodos (comportamento). Classe corresponde ao tipo de dado do Objeto
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