Considere as seguintes afirmativas sobre a utilização de cha...
I. Um dado codificado por uma chave privada pode ser decodificado pela mesma chave privada.
II. Um dado codificado por uma chave pública pode ser decodificado por sua chave privada correspondente.
III. Um dado codificado por uma chave privada pode ser decodificado pela mesma chave privada e por sua chave pública correspondente.
Assinale a alternativa CORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: D - Somente a afirmativa II está correta.
Vamos analisar cada afirmativa para entender o porquê desta resposta ser a correta:
Afirmativa I: "Um dado codificado por uma chave privada pode ser decodificado pela mesma chave privada."
Esta afirmativa está incorreta. No sistema de criptografia assimétrica, cada par de chaves é composto por uma chave pública e uma chave privada. Quando um dado é codificado (ou criptografado) utilizando a chave privada, ele não pode ser decodificado pela mesma chave privada. A chave correspondente para decodificar estes dados é a chave pública. Portanto, a afirmação está errada.
Afirmativa II: "Um dado codificado por uma chave pública pode ser decodificado por sua chave privada correspondente."
Esta afirmativa está correta. Na criptografia assimétrica, quando um dado é criptografado usando a chave pública, ele só pode ser decodificado pela chave privada correspondente. Este é um princípio básico desse tipo de criptografia, que garante a segurança das comunicações, pois apenas o detentor da chave privada pode decodificar a informação criptografada com a chave pública.
Afirmativa III: "Um dado codificado por uma chave privada pode ser decodificado pela mesma chave privada e por sua chave pública correspondente."
Esta afirmativa está incorreta. Como explicado anteriormente, um dado criptografado com a chave privada não pode ser decodificado pela mesma chave privada. Ele pode ser decodificado apenas pela chave pública correspondente. Dizer que a mesma chave privada poderia decodificar o dado é incorreto na criptografia assimétrica.
Portanto, levando em consideração as análises acima, a alternativa D é a única correta, pois apenas a afirmativa II está certa. As outras afirmações estão incorretas, confundindo os conceitos fundamentais da criptografia assimétrica.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Simétrica 1 chave Privada para os 2 emissor e receptor = Privada
Assimétrica - 2 Chaves Pública(emissor) e Privada(receptor)
Gabarito: D
GABARITO - D
Chaves Simétricas
É o tipo mais simples de criptografia, já que tanto o emissor quanto o receptor da mensagem possuem a mesma chave, ou seja, a mesma chave é usada tanto na codificação quanto na decodificação.
Para ser realizada, basta que o emissor, antes de enviar a mensagem criptografada, envie a chave privada que será utilizada para descriptografá-la.
Porém, a Chave Simétrica apresenta alguns problemas graves, tais como a necessidade da troca constante dessas chaves e a impossibilidade de serem usados com fins de autentificação (já que a transmissão da chave privada de um para o outro pode não ser segura e acabar caindo em outras mãos), apesar de seus algoritmos serem mais rápidos do que os algoritmos assimétricos.
Chaves Assimétricas
Diferentemente do método de Chave Simétrica, esse tipo utiliza 2 chaves, uma pública e uma privada. O sistema funciona da forma que alguém cria uma chave e envia essa chave à quem quiser mandar informações à ela, essa é a chamada chave pública. Com ela é feita a codificação da mensagem. Para decodificação será necessário utilizar uma outra chave que deve ser criada, a chave privada – que é secreta.
Esse esquema de chaves pública e privada atuando em conjunto funciona muito bem, principalmente quando queremos garantir a confiabilidade nos dados, já que somente o proprietário da chave privada será capaz de descriptografar a mensagem e vice-versa (nem mesmo o dono da chave pode descriptar a mensagem que ele encriptou, a não ser que ele possua a outra chave), ou seja, mesma que ela caia em “mãos erradas”, essa pessoa não será capaz de lê-la.
I. Um dado codificado por uma chave privada pode ser decodificado pela mesma chave privada. ERRADA
Criptografia Simétrica - implica o uso de uma chave secreta utilizada tanto para codificar quanto para decodificar informações.
II. Um dado codificado por uma chave pública pode ser decodificado por sua chave privada correspondente. CORRETA
Criptografia Assimétrica - uma chave pública e uma chave privada, correspondentes. Garante a confiabilidade.
III. Um dado codificado por uma chave privada pode ser decodificado pela mesma chave privada e por sua chave pública correspondente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo