Nos processos convencionais de usinagem de metais, algumas ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O cavaco em fita dentro do furo durante o processo de torneamento interno pode ocasionar problemas, pois não quebra facilmente e seu acúmulo pode danificar a superfície trabalhada. Esse tipo de cavaco é característico de baixa velocidade deavanço e grande profundidade de corte. Uma alternativa para corrigir esse problema seria aumentar a velocidade deavanço . Vale lembrar que, para baixas velocidades de avanço , apenas a diminuição da profundidade de corte não irá alterar a forma de fita do cavaco.
A rugosidade sofre influência de vários parâmetros de usinagem, incluindo a geometria da ferramenta de corte, geometria da peça, rigidez da máquina-ferramente, material da peça, condições de corte (velocidade, avanço, etc) e o material da ferramenta. Diminuir o tempo de corte seria aumentar a velocidade de corte. Isso é uma verdade, pois em baixas velocidades de corte, há a formação da APC, que prejudica muito o acabamento. Além disso, com o aumento da velocidade de corte há o aumento da temperautura, que reduz a resistência ao cisalhamento; portanto, a solução é aumentar a velocidade de corte. Entretanto, vale lembrar que o parâmetro mais influente no acabamento superficial é o avanço.
A segunda parte do item fala sobre o cavaco em forma de fita, que é produzido (dependendo do material), em geral, quando se aumenta a velocidade de corte, portanto contribuiria sim para a melhora do acabamento superficial da peça. A questão não abordou, mas, como os colegas disseram, o cavaco em forma de fita pode gerar complicações operacionais.
O " Cavaco " em forma de fita traz risco para o operador .
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo