O áudio digital é:
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A alternativa correta é D. Vamos entender por quê.
Para compreender o áudio digital, é essencial entender o processo de conversão do sinal analógico em digital. No contexto de áudio, o som, que é originalmente um sinal analógico, precisa ser transformado para que possa ser manipulado por computadores e dispositivos digitais. Isso é feito por meio de um processo chamado de conversão analógico-digital (A/D).
A alternativa D descreve esse processo com precisão: o sinal analógico passa por um conversor A/D, que transforma os impulsos elétricos capturados pelo microfone em uma palavra digital, ou seja, uma sequência de números binários. Essa conversão é regida por um parâmetro fundamental chamado Taxa de Amostragem ou Sample Rate, que determina a frequência com que as amostras do sinal analógico são capturadas por segundo.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Esta opção descreve um processo que ignora a existência do conversor A/D e sugere erroneamente que a conversão ocorre diretamente no computador sem a necessidade de transdutores, o que não é correto. A conversão precisa de um equipamento específico para transformar o sinal analógico em digital.
B - Confunde o papel do microfone no processo de digitalização. Microfones não geram diretamente números de bits. Eles capturam variações de pressão sonora e convertem em sinais elétricos, que são então digitalizados por conversores A/D.
C - Sugere que a qualidade do áudio digital depende do "quão digital" é o microfone, o que é uma concepção errada. A qualidade do áudio digital depende mais da taxa de amostragem e da profundidade de bits, não do tipo de microfone usado.
E - Mistura conceitos relacionados a LPs (Long Plays) e tecnologias de áudio digital de maneira confusa e incorreta. LPs são mídias analógicas e não têm papel direto na geração de áudio digital. Além disso, a menção a phantom power é irrelevante para o processo de digitalização do áudio.
Compreender como o áudio digital é produzido ajuda na escolha e manipulação de equipamentos de áudio, algo fundamental para trabalhar com tecnologia de áudio em concursos e em aplicações práticas.
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