Uma instância operacional de um SGBD Oracle consiste de proc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q252663 Banco de Dados
Uma instância operacional de um SGBD Oracle consiste de processos em background, estruturas de memória e arquivos físicos em disco. Tais processos são responsáveis por tarefas específcas. Correlacione as colunas a seguir de acordo com os objetivos das tarefas dos processos Oracle em background:

Imagem 016.jpg

Está CORRETA a seguinte sequência de respostas:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Toda a instância de um banco de dados Oracle possui processos de background (segundo plano) executando para manter o banco de dados em funcionamento. Cada processo é um programa que auxilia o SGBD nas tarefas de recover, arquivamento dos archivelog's, escrita de log e etc.

Os principais processos de uma instância do Oracle são:

 

  • Database Writer (DBWn): registra alterações em blocos de undo e de dados no cache de buffer do banco de dados e grava os buffers sujos nesse cache nos arquivos de dados.
  • Log Writer (LGWR): grava o conteúdo dos buffers de log nos arquivos de log do disco. 
  • System Monitor (SMON): entre suas tarefas está a de montar o banco de dados, localizando e validando o arquivo de controle do banco, e a tarefa de abrir o banco de dados localizando e validando os arquivos de dados. Processo que executa a recuperação, se necessário na inicialização da instância. Também é responsável pela limpeza dos segmentos temporários, que não estão em uso e que estão aglutinando nas extensões próximas que estão livres dentro do dicionário.
  • Process Monitor (PMON): monitora todos os processos do servidor e detecta os possíveis problemas com as sessões. O monitor de processo realiza o processo de recuperação, quando um processo do usuário falhar. É responsável pela limpeza do cache no buffer no banco de dados e libera recursos que o processo do usuário estava utilizando.
    Exemplo: Você esta fazendo uma consulta no banco muito grande e de repente a sua máquina é desligada por falta de luz. O processo PMON irá verificar se a sua conexão esta ativa, se ela perceber que você perdeu a conexão, ela interrompe o processo que você estava fazendo.
  • Checkpoint Process (CKPT): responsável por sinalizar o DBWN em checkpoints, além de atualizar as informações de checkpoint nos cabeçalhos dos arquivos de dados e nos arquivos de controle.
  • Distributed Transaction Recovery (RECO): encontra transações distribuídas pendentes e tenta resolvê-las. Transações distribuídas envolvem normalmente múltiplas bases de dados. Por exemplo, se existir um erro de rede e a transação ficar pending, é tarefa do RECO resolver este problema, sendo que isso resulte num rollback ou num commit da transação.
  • Archiver Process (ARCH): Copia o online redo log escrito pelo LGWR para outra diretorio quando o arquivo (ou arquivos de log) estão cheios. Os archive logs são usados para backups em caso de falha nos discos. De notar que este processo só existe se a BD estiver em archivelog mode. o LGWR é o responsável pelo arranque de um ou mais processos ARCH.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo