Conforme as regras de ortografia e de acentuação gráfica vi...
Texto para responder à questão.
Iphan restaura o Forte de Coimbra
Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/noticias>.
Acesso em: 29 ago. 2021, com adaptações.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Esta questão tem o intuito de avaliar se o candidato conhece as regras de acentuação, bem como algumas mudanças que ocorreram após a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em 2016. Ao contrário do que muita gente pensa, não houve uma queda de acentos generalizada. Na verdade, aconteceram algumas mudanças, razão pela qual a consulta ao Novo Acordo é fundamental.
Todavia, o exercício não engloba apenas o quesito acentuação gráfica. A capacidade interpretativa do candidato também é requerida.
Temos de avaliar qual das alternativas abaixo está correta do ponto de vista da acentuação e das regras textuais. Vejamos caso a caso:
A) O trecho “assim como seu contemporâneo" (linha 10) poderia ser substituído corretamente pela redação da mesma forma que seu conterrâneo, pois os vocábulos estão grafados corretamente e mantêm o sentido original do texto.
Incorreta. Numa primeira análise pode parecer estranho assinalar esta alternativa como estando errada, pois parece perfeitamente lógico substituir “assim como" por “da mesma forma que" sem que a redação do texto original sofra alterações em termos de sentido. Porém, não é bem por aí. Pare ilustrar, vamos recuperar o trecho do texto associado à questão.
“A ocupação de seu sítio, às margens do rio Paraguai e próximo às fronteiras paraguaia e boliviana, data do último quarto do século 18 e, assim como seu contemporâneo Forte Real Príncipe da Beira (...)".
A expressão “assim como" introduz um elemento que ainda não havia sido mencionado anteriormente no texto, no caso, “Forte Príncipe da Beira". No entanto, de acordo com as regras gramaticais e de coesão, o elemento “da mesma forma que" só pode ser usado para recuperar algo que já tinha sido introduzido no texto. Como o referente “Forte Príncipe da Beira" ainda não havia sido mencionado, a substituição de “assim como" por “da mesma forma que" estaria errada.
B) Na linha 27, a forma plural do vocábulo “mantém" deve ser acentuada da mesma forma se substituirmos “Exército" por Forças Armadas.
Incorreta. O verbo “manter" recebe acento circunflexo quando flexionado na 3ª pessoa do plural e como “Forças Armadas" corresponde à 3ª pessoa do plural (eles/elas) a forma correta seria “mantêm".
C) Na linha 21, o vocábulo “Fundamentalmente" poderia ser substituído corretamente pela forma Básicamente.
Incorreta. O advérbio de modo “basicamente" não é acentuado.
D) Na linha 20, as palavras “período" e “história" são acentuadas por causa da presença de ditongos.
Incorreta. “Período" é uma palavra pronunciada como se tivesse um ditongo (duas vogais pronunciadas na mesma sílaba), o que a tornaria paroxítona. Contudo, segundo as regras gramaticais, “período" é uma palavra proparoxítona (a separação silábica correta é “pe – rí – o – do"). Dessa forma, a razão do acento agudo se deve ao fato de que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. A mesma regra se aplica à palavra “história" (a separação silábica correta é “his – tó – ri – a"), que também é proparoxítona.
E) A palavra “espanhóis" (linha 15) está corretamente acentuada porque o ditongo aberto a finaliza, mas, se ele não estivesse nesta posição, a palavra não levaria acento, conforme o Novo Acordo Ortográfico.
Correta. “Espanhóis" é uma palavra oxítona (a sílaba tónica é a última) e o Novo Acordo aboliu o acento agudo nos ditongos abertos (“ei"/ “oi) apenas nas palavras paroxítonas. Nas palavras oxítonas, mantém-se o acento agudo: “herói", “lençóis", “papéis".
Gabarito do professor: Letra E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅Letra E.
O prof: Elias Santana reforça, em suas aulas sobre as regras especiais de acentuação, que ACENTUAM-SE os DITONGOS ABERTOS EU, EI e OI quando estiverem na sua posição de OXÍTONA.
Ex: Chapéu, pastéis...
Espero ter ajudado e aproveitando para dizer que sou GRATA a cada professor, amigos, colegas da caminhada que contribuem com o conhecimento. SIGAMOS NA LUTA NÃO TÃO FÁCIL!!❤️✍
CUIDADO
Há comentários demasiadamente confusos que trazem informações incorretas
Solicita-se, de acordo com as regras de ortografia e de acentuação gráfica vigentes, julgamento das assertivas:
A) O trecho “assim como seu contemporâneo” (linha 10) poderia ser substituído corretamente pela redação da mesma forma que seu conterrâneo, pois os vocábulos estão grafados corretamente e mantêm o sentido original do texto.
Incorreta. A banca utiliza os termos parônimos "contemporâneo" e "conterrâneo", que não encontram equivalência semântica: o primeiro indica aquilo que ocorreu ou viveu em uma mesma época; o segundo indica aquele que possui a mesma origem, veio da mesma terra.
B) Na linha 27, a forma plural do vocábulo “mantém” deve ser acentuada da mesma forma se substituirmos “Exército” por Forças Armadas.
Incorreta. A forma "mantém", terceira pessoa do singular do presente do indicativo, concorda com o núcleo nominal "Exercito". A substituição deste pela forma plural "Forças Armadas" leva à pluralização do verbo, que deve assumir a forma de terceira pessoa do plural "mantêm".
C) Na linha 21, o vocábulo “Fundamentalmente” poderia ser substituído corretamente pela forma Básicamente.
Incorreta. O termo "basicamente" é uma paroxítona não acentuada e encontra-se incorretamente grafada.
D) Na linha 20, as palavras “período” e “história” são acentuadas por causa da presença de ditongos.
Incorreta. Os termos são respectivamente proparoxítona e paroxítona terminada em ditongo.
Aqui é necessário atenção: ao afirmar que os termos seriam acentuados "por causa da presença de ditongo", a banca só pode estar fazendo referência a oxítonas e monossílabos tônicos, termos nos quais a presença dos ditongos abertos "éi", "ói" e "éu" da lastro à acentuação.
O termo "história" é uma paroxítona acentuada por sua terminação em ditongo aberto, mas não pela presença de ditongo, não acentuado em tais termos.
E) A palavra “espanhóis” (linha 15) está corretamente acentuada porque o ditongo aberto a finaliza, mas, se ele não estivesse nesta posição, a palavra não levaria acento, conforme o Novo Acordo Ortográfico.
Correta. Consoante comentário anterior, o termo "espanhóis" é uma oxítona acentuada por sua terminação em ditongo aberto. Ocupando o ditongo outra posição, principalmente a de silaba tônica, como nos termos "jiboia", "ideia", "assembleia", "heroico", não há acentuação por força do acordo ortográfico vigente.
A exceção fica por conta de termos que encontram sua acentuação justificada pela regra geral ou por outra regra especial, caso de "tireóideo", acentuado por ser terminado em ditongo, e "destróier", acentuado por ser terminado em "r".
Em outros casos, os ditongos serão acentuados apenas nas oxítonas e nos monossílabos tônicos.
Gabarito na alternativa E
Ivan, obrigado pela correção. Apaguei o comentário para não prejudicar ninguém.
Não vejo Espanhóis como uma paroxítona, e sim como uma oxítona.
Es-pa-nhóis
- Quantas sílabas tem espanhóis? 3 sílabas
- É uma palavra aguda (Portugal) ou também chamado oxítona (Brasil), acento tônico na última sílaba.
Se alguém tiver algum gramático, ou obra que fale ser paroxítona, por favor me mandem, ficarei grata.
A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®
CONSTÂNCIA!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo