Com base na leitura compreensiva do texto, é correto afirmar...
Texto para responder à questão.
Ocupação urbana e degradação ambiental em Campo
Grande/MS
Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/>.
Acesso em: 29 ago. 2021, com adaptações.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab : B
ele apresenta uma contradição, pois fala que a cidade foi bem projetada para ser moderna, contudo ela cresceu de forma desordenada
Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em compreensão textual. O candidato deve indicar qual assertiva está em conformidade com o que apresenta o texto. Vejamos:
a) Incorreta.
Os impactos negativos da modernidade não foram evitados e pode-se afirmar isso pelas linhas 9-18. Vejam: "No entanto, apesar desses regulamentos e dessa ideia de modernidade, a cidade cresceu expandindo-se por todos os lados e ocupando áreas antes proibidas. Várzeas foram loteadas, córregos canalizados, áreas verdes desmatadas, tudo em nome do progresso e de um tipo de modernidade que fecha os olhos para as bases naturais em que a cidade está inserida e sobre a qual ela se sustenta. O resultado desse processo são os vários impactos negativos que afetam toda a população à custa de vidas destruídas, perdas financeiras e ambientais."
b) Correta.
O autor apresenta o que ocorreu de errado com o crescimento desordenado, qual seja, “a cidade cresceu expandindo-se por todos os lados e ocupando áreas antes proibidas. Várzeas foram loteadas, córregos canalizados, áreas verdes desmatadas, tudo em nome do progresso e de um tipo de modernidade que fecha os olhos para as bases naturais em que a cidade está inserida e sobre a qual ela se sustenta. O resultado desse processo são os vários impactos negativos que afetam toda a população à custa de vidas destruídas, perdas financeiras e ambientais.” (linha 10-18)
c) Incorreta.
discorda de que o progresso deva considerar mais questões relativas às bases naturais da cidade e menos as relacionadas à economia.
Pelo contrário, o autor defende que deve valorizar mais as bases naturais, e não só pensar em progresso de um tipo de modernidade e pode-se afirmar isso pelas linhas 11-14. Vejam: "Várzeas foram loteadas, córregos canalizados, áreas verdes desmatadas, tudo em nome do progresso e de um tipo de modernidade que fecha os olhos para as bases naturais em que a cidade está inserida e sobre a qual ela se sustenta."
d) Incorreta.
Embora o texto fale sobre urbanismo, não há como afirmar que é dirigido somente para profissionais de arquitetura e urbanismo, porque é dever de todos preservar o meio ambiente.
e) Incorreta.
De fato é falado sobre os os impactos negativos, entretanto, não há uma apresentação de medidas benéficas em contraposição aos impactos negativos.
Gabarito do monitor: B
Assertiva B
apresenta contradição entre o fato de a cidade ter sido projetada para ser moderna e o seu crescimento desordenado.L7:l10
GABARITO: B.
"No entanto, apesar desses regulamentos e dessa ideia de modernidade, a cidade cresceu expandindo-se por todos os lados e ocupando áreas antes proibidas. Várzeas foram loteadas, córregos canalizados, áreas verdes desmatadas, tudo em nome do progresso e de um tipo de modernidade que fecha os olhos para as bases naturais em que a cidade está inserida e sobre a qual ela se sustenta. O resultado desse processo são os vários impactos negativos que afetam toda a população à custa de vidas destruídas, perdas financeiras e ambientais."
Portanto, o texto apresenta contradição entre o fato de a cidade ter sido projetada para ser moderna e o seu crescimento desordenado.
Brasília, também!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo