Os projetos ferroviários devem privilegiar a economicidade d...
O número de linhas necessárias em cada um dos feixes de recepção e expedição é função direta das horas de disponibilidade diária das linhas em exame e função inversa das horas de ocupação da linha por trens que tenham origem, destino ou passagem com permanência prevista para o dia de maior demanda.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Primeiro que eu nunca ouvi dizer em feixe de Expediçao, no entanto vamos partir do princípio que a questao tenha pensado em Feixe de Partida. Nesse caso ele nao é funçao INVERSA das horas de ocupaçao da linha pois quanto mais tempo os trens ficarem ocupando as linhas maior deverá ser os feixes para suportar a demanda daquele dia.
"Feixes de Recepção, Classificação e Expedição: conjunto de linhas destinadas ao recebimento, classificação e expedição de trens. O primeiro grupo deve estar constituído por um número suficiente de linhas, de modo a permitir a livre chegada dos trens programados. Cada linha deve ter comprimento útil compatível com a extensão do trem-padrão. Esse feixe atua como elemento regulador da circulação entre a linha de acesso ao pátio e o próprio pátio. Já o feixe de classificação é um conjunto de linhas em que é realizada a decomposição dos trens de acordo com a natureza da mercadoria, de seu destino, da programação de trens prevista e do tipo de armazenagem. Neste feixe ocorrem também as manobras para formação de trens de modo a agrupar os vagões por ordem de destino preparando-os para expedição. O feixe de expedição, como o feixe de recepção, é constituído por um conjunto de linhas compatíveis ao programa de trens, de modo a não impedir sua partida rápida e cuja extensão é função do trem padrão" (FALAVINHA, 1979).
Todas as linhas dos feixes mencionados devem atender à transposição de locomotivas e às composições, ou seja, nenhuma linha pode ficar isolada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo