Há uma técnica qualitativa de identificação de desvios oper...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q186631 Segurança e Saúde no Trabalho
Há uma técnica qualitativa de identificação de desvios operacionais que pode ser utilizada na fase de projeto de novos sistemas e unidades de processo, quando já se dispõe dos fluxogramas de engenharia e de processo da instalação, ou durante modificações ou ampliação de sistemas e unidades de processo já em operação. Tal técnica pode ser utilizada como revisão geral de segurança de unidades de processo já em operação e, para a sua aplicação, é necessário dispor-se de informações completas referentes ao projeto e à operação da instalação em análise. 
A descrição acima se refere à técnica de Análise de Risco denominada
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa Correta: D - HAZOP

Vamos entender o porquê da alternativa correta ser a HAZOP e as razões pelas quais as outras opções não se aplicam adequadamente à descrição fornecida.

HAZOP (Hazard and Operability Study) é uma técnica qualitativa de identificação de desvios operacionais. É amplamente utilizada na fase de projeto de novos sistemas e unidades de processo, assim como na análise de modificações ou ampliações de sistemas já existentes. Esta técnica requer informações completas sobre o projeto e a operação da instalação, sendo uma abordagem estruturada para examinar os processos, com o objetivo de identificar potenciais perigos e problemas de operabilidade.

Agora, vamos analisar as demais alternativas:

A - Brainstorming: embora seja uma técnica útil para gerar ideias e identificar problemas de forma criativa, ela não é uma técnica estruturada específica para análise de risco em processos industriais como o HAZOP é.

B - Análise Comparativa: essa técnica envolve a comparação de dados ou sistemas, mas não possui a estrutura ou foco específico em identificar riscos e problemas de operabilidade em processos como o HAZOP.

C - What-if: é uma técnica de análise de risco que envolve a formulação de perguntas hipotéticas para identificar perigos. Apesar de útil, ela não tem a mesma profundidade e estrutura sistemática do HAZOP.

E - APR (Análise Preliminar de Risco): é uma técnica usada para identificar perigos e riscos em fases iniciais do projeto, mas é menos detalhada e sistemática do que o HAZOP, que é mais apropriado para revisões gerais de segurança.

O conhecimento sobre essas técnicas é essencial para profissionais da área de Segurança e Saúde no Trabalho, especialmente quando se trata de garantir a segurança em ambientes industriais complexos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão equivocada, colocou o conceito de APR e cobrou como correto o conceito de HAZOP

A Análise Preliminar de Riscos (APR) consiste do estudo, durante a fase de concepção ou desenvolvimento preliminar de um novo projeto ou sistema, com a finalidade de se determinar os possíveis riscos que poderão ocorrer na sua fase operacional. A APR é utilizada portanto para uma análise inicial "qualitativa", desenvolvida na fase de projeto e desenvolvimento de qualquer processo, produto ou sistema, tendo especial importância na investigação de sistemas novos de alta inovação e/ou pouco conhecidos, ou seja, quando a experiência em riscos na sua operação é deficiente. Apesar das características básicas de análise inicial, é muito útil de se utilizar como uma ferramenta de revisão geral de segurança em sistemas já operacionais, revelando aspectos que às vezes passariam despercebidos.

desvios------>HAzop

Concordo com o Wagner, parece mesmo o conceito de APR.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo