Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Grupo 001 |
Q1672998 Medicina
Um paciente de 62 anos de idade, etilista e tabagista ativo, morador de rua, diagnosticado recentemente com síndrome da imunodeficiência humana adquirida (SIDA), ainda sem tratamento, é internado no hospital em razão de ferimento extenso em pelve e períneo. Após avaliação da equipe cirúrgica, o paciente foi diagnosticado com gangrena de Fournier. Tem passado de fibrilação atrial, mas nunca a tratou. No momento da indução anestésica, ele apresenta taquicardia (FC = 160 bpm) e, no scope do monitor cardíaco, o ritmo era irregular, com a ausência de onda p. Realizou-se eletrocardiograma, representado na figura a seguir. 

HAMPTON, J.; HAMPTON, J. The ECG Made Easy. 9a ed. Elsevier: Nova York, 2019. 

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Para tratamento da condição infecciosa diagnosticada, o paciente tem indicação de intervenção rápida, desbridamento precoce e antibioticoterapia de espectro amplo.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO

Síndrome de Fournier tem cura e, para isso, existem diferentes tipos de tratamentos para ela. De uma forma geral, o quadro é tratado com uma cirurgia na qual é retirada a pele necrosada e feita a drenagem da secreção purulenta.

Como a doença apresenta uma progressão muito rápida, a cirurgia devem ser realizada quase imediatamente após o diagnóstico, para evitar complicações e até a morte do paciente. Após o procedimento, o paciente é submetido a antibióticos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo