Assinale a alternativa que apresenta o motivo pelo qual a c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1140172 Português

                                          A falta que o sono faz

                                                                                                                 Yuri Al'Hanati


      A mente sem o sono é oca. A informação que chega ao cérebro via buracos do crânio parece ter menos dificuldade de chegar ao seu cerne sem qualquer tipo de processamento. Registra-se apenas: fio desencapado, cheiro de queimado, madeira crepitando, fogo. A reação do sistema a essa cadeia clara de sintomas é uma tarefa exaustiva para a mente sem o sono. Os poréns das críticas, os talvezes das ponderações, os vejabens do discernimento, tudo se afoga em um ruído branco que só ecoa dentro da cabeça de quem não dormiu.

      A escritora australiana Anna Funder, em seu elucidativo livrorreportagem Stasilândia, procurou investigar, entre outros fenômenos sociais da Alemanha Oriental, as táticas de tortura da Stasi, a polícia secreta do país. Mais do que a privação de comida ou de água, fisiologicamente mais elementares, a crueldade do sistema se mostrou na técnica da privação do sono por parte de seus prisioneiros. Um oficial de guarda montada na cela do investigado tinha a incumbência de acordá-lo toda vez que ameaçasse fechar os olhos. Mais do que a raiva da fome ou a fraqueza da sede, somava-se a esse expediente o desespero louco da insônia. Sim, porque a falta de sono enlouquece em curtíssimo prazo. Neurônios que fritam diante de uma necessidade de raciocínio um pouco maior do que a de um símio fazem de Jack um bobão. Inoperante e nervoso, o ser mescla suas três instâncias freudianas em um blend perfeito de neuroses, paranoias e, claro, a necessidade perene de conseguir um sono prolongado. Como quando se anda pelo mundo sem ter mais nada a dizer sobre si mesmo além do fato de estar com sono, para parafrasear a escritora romena. Um reino por uma pestana.

      Quando finalmente o imperativo fisiológico se faz presente, entretanto, não se recompõe por inteiro. O insone que dorme é um restaurador de cacos. Não pode aspirar à obra completa, pode apenas transformá-la em mosaico aquebrantado, simulacro do que já foi. Uma vida descansada, uma prosaica noite de sono. Dormir… talvez sonhar. Eis onde surge o obstáculo: são cinco e meia e o sono não vem.

Disponível em:<http://www.aescotilha.com.br/cronicas/yuri-al-hanati/a-falta-que-o-sono-faz/> . Acesso em: 12 jul. 2019.

Assinale a alternativa que apresenta o motivo pelo qual a crase foi utilizada no excerto “Não pode aspirar à obra completa, pode apenas transformá-la em mosaico aquebrantado [...]”.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA C

? ?Não pode aspirar à obra completa, pode apenas transformá-la em mosaico aquebrantado [...]?

? Verbo "aspirar" com sentido de "almejar", "ter como objetivo algo" é um verbo transitivo indireto e rege a preposição "a", preposição "a" + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino "obra"= crase.

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Significado de Desejar

verbo transitivo direto Querer a realização, a posse de; apetecer, ambicionar, cobiçar: desejo uma casa melhor. ... Desejo + ar

E AGORA? ALMEJAR SERIA MAIS ADEQUADO AGORA O VERBO DESEJAR É TRANSITIVO DIRETO.

A questão quer saber qual o motivo de acontecer a crase na frase em destaque. Vejamos:

"Emprega-se o acento grave nos casos de crase e aqueles indicados em emprego do à acentuado. 1.º) Na contração da preposição a com as formas femininas do artigo o ou pronome demonstrativo o: à (de a+a), às (de a+as). 2.º) Na contração da preposição a com o a inicial dos demonstrativos aquele, aquela, aqueles, aquelas, e aquilo ou ainda da mesma preposição com compostos aqueloutro e suas flexões: àquele(s), àquela(s), àquilo, àqueloutro(s), àqueloutras(s). 3.º) Na contração da preposição a com os pronomes relativos a qual, as quais: à qual, às quais."

 “Não pode aspirar à obra completa, pode apenas transformá-la em mosaico aquebrantado [...]”.

a) Incorreta.

O verbo "aspirar" com sentido de sugar não te preposição, pois é transitivo direto e não precisa de preposição entre o complemento e o verbo. O verbo está com sentido de "desejar", ai sim ocorre a preposição.

Ex: aspirou o pó.

Ex: aspirou ao cargo.

b) Incorreta.

De fato as expressões adverbiais com núcleo feminino admitem a crase, contudo os advérbios se relacionam com verbos, adjetivos e advérbios, no caso em tela a expressão está se relacionando com o substantivo " insone" e a apenas complementado o sentido do verbo e não dando circunstância.

c) Correta.

O verbo "aspirar" com sentido de "desejar" é transitivo indireto e rege a preposição "a", o substantivo feminino "obra" aceita o artigo definido "a", assim ocorre a contração entre ambas as vogais idênticas (A + A= À). Portanto está correta.

d) Incorreta.

O advérbio "não" não tem nada a ver com crase.

Referência bibliográfica: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa.39 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

GABARITO: C

GABARITO: LETRA C

⇉ Há crase:

☛ Diante de palavra feminina que venha acompanhada de artigo, desde que o termo regente exija a preposição a:

☑ Ex: O juiz pronunciou-se favoravelmente à ré.

☛ Na indicação de horas:

☑ Ex: Combinamos de nos encontrar às seis horas.

☛ Diante de nomes masculinos, apenas nos casos em que é possível subentender-se palavra como moda ou maneira:

☑ Ex: Desenvolveu um modo de pintar à Van Gogh. (À maneira de Van Gogh).

            Apresenta programas à Chacrinha. (À moda do Chacrinha).

☛ Diante de nomes de lugares que geralmente não admitem artigo, quando apresentarem um elemento que os caracterize ou qualifique:

☑ Ex: Vou à famosa Roma.

            Finalmente chegamos à encantadora Ouro Preto.

☛ Diante da palavra “casa”, quando determinada:

☑ Ex: Você vai comigo à casa deles / dos meus amigos?

Há crase nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas formadas a partir de palavras femininas, pois, nesses casos, estaremos diante da sequência constituída de preposição + artigo feminino.

 

Locuções adverbiais: Às vezes, à noite, à tarde, às claras, à meia-noite, às três horas.

Locuções prepositivas: À frente de, à beira de, à exceção de.

Locuções conjuntivas: À proporção que, à medida que.

⇛Meus resumos dos Livros: Gramática - Ernani & Floriana / Gramática - Texto: Análise e Construção de Sentido.

gab. C.

verbo ASPIRAR com sentido de sorver, inalar é VTD, logo não exige preposição.

verbo ASPIRAR com sentido de almejar, desejar é VTI, logo exige preposição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo