“Se as mulheres enfrentam dupla jornada de trabalho, a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q491768 Português
Texto 2

            Se as mulheres enfrentam dupla jornada de trabalho, a forma  eficiente de resolver o problema é por meio de mudanças  culturais que tornem os homens mais ativos nos afazeres  domésticos e por meio de boas creches e escolas que deixem as  mães mais tranquilas com o cuidado dos filhos.
           Não parece apropriada a ideia de que um problema de  equidade do mercado de trabalho seja resolvido por uma saída  antecipada deste mesmo mercado, mas, sim, por uma política  efetiva de promoção de igualdade laboral entre homens e  mulheres.
           Alguém pode argumentar que mudanças culturais são difíceis  de concretizar. São, mas não impossíveis. O leitor com mais de 40  anos deve se recordar que muitos consideravam os cintos de
segurança como meros acessórios dos carros e que o cigarro  reinava em propagandas, restaurantes, aviões e salas de aula das  universidades.
Se as mulheres enfrentam dupla jornada de trabalho, a forma eficiente de resolver o problema é por meio de mudanças culturais que tornem os homens mais ativos nos afazeres domésticos e por meio de boas creches e escolas que deixem as mães mais tranquilas com o cuidado dos filhos."
A substituição dos elementos sublinhados por outros de sentido equivalente só não é adequada em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Marquei letra A porque, da forma que está escrita a frase, substituir "se" por "caso" resultaria em falha de concordância. Se fosse pra desconsiderar concordância, o enunciado deveria ter tido dito isso expressamente. Como não disse, entendi a substituição em questão como errada, por isso marquei A. Mais alguém seguiu esse raciocínio?

Teria que haver mudança na forma verbal, para mudar de Se para Caso. O "com" tem sentido de companhia mas substituir não ficaria com coerência a frase. Sinceramente a FGV tem cada questão de português que não há lógica, e a gramática sem sentido como essa questão. e nos continuamos a perder questões mal elaboras..ohhh banca que se acha.

Também marquei letra "A" porque entendo que há obrigatoriamente uma mudança no verbo. A questão precisa ser anulada tendo em vista que a letra "E" gera um problema na substituição. Ficaria: em companhia de o cuidado dos filhos.

De imediato, a letra A parece errada pela falta de concordância após substituição, mas a Letra E, me pareceu ainda mais errada, sem concordância e muito menos coerência... No final, temos que escolher a alternativa mais errada entre as duas... Mas com certeza essa questão deveria ser anulada pela banca...

É simples, a questão fala de sentido e não de concordância gramatical. Sendo assim a "A" está corretíssima. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo