Acerca das diferentes estruturas de mercado e da indústria, ...
Uma firma que concede descontos para seus clientes em função do volume de bens por eles adquiridos realiza uma discriminação de preços de terceiro grau.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A discriminação de preços de 1° grau (ou perfeita) consiste na venda de cada unidade de produto ao preço máximo que o consumidor está disposto a pagar por essa unidade (o seu preço de reserva).
A discriminação de preços de 2° grau consiste na venda de cada conjunto (ou lote) de unidades a um preço específico. Assim, o preço depende do número de unidades adquiridas.
A discriminação de preços de 3° grau consiste em cobrar preços diferentes a grupos diferentes de consumidores.
Identificando grupos de consumidores com elasticidades preço da procura diferentes, a empresa procurará cobrar-lhes preços diferentes (preços mais elevados aos consumidores com procura menos elástica).
Fonte: Wikipédia
>> Há três tipos de Discriminação de Preços: (1) Discriminação de Primeiro Grau; (2) Discriminação de Segundo Grau; (3) Discriminação de Terceiro Grau;
>> No caso em tela, trata-se da Discriminação de Segundo Grau: "ocorre quando o monopolista cobra um preço diferente, conforme a quantidade comprada por cada consumidor". É o conhecido caso em que o vendedor vende com desconto de acordo com a quantidade comprada.
>> Na Discriminação de Terceiro Grau ocorre quando o monopolista cobra preços diferentes de pessoas diferentes, independentemente das quantidades consumidas por essas pessoas.
Fonte: Curso de Economia Completa para o BACEN do prof. Heber Carvalho.
ERRADO
Em síntese, Discriminação de preços com base em quantidade de bens adquiridos é uma discriminação de preços de segundo grau, e não de terceiro grau, como afirma a questão.
Gab : E
----> Corresponde a discriminação de segundo grau.
Q279660 [img src="http://www.questoesdeconcursos.com.br/images/icon-printer.png" alt="Imprimir"> Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - Área 3
Disciplina: Microeconomia | Assuntos: Estrutura de mercado;
A respeito da determinação de preços e das quantidades de equilíbrio, conforme o tipo de estrutura de mercado, julgue os itens subsequentes.
A discriminação de preços corresponde à venda de diferentes quantidades do produto por preços diferentes, ocorrendo discriminação de preços de primeiro grau quando o monopolista cobra preços diferentes dos consumidores de acordo com a quantidade de produto comprada.
Gab: Errado
----> Corresponde a discriminação de preço de segundo grau
Q279661 [img src="http://www.questoesdeconcursos.com.br/images/icon-printer.png" alt="Imprimir"> Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - Área 3
Disciplina: Microeconomia
A respeito da determinação de preços e das quantidades de equilíbrio, conforme o tipo de estrutura de mercado, julgue os itens subsequentes.
O fato de o monopolista definir o preço de seu produto diferenciando-o para cada grupo de consumidores em mercados diferenciados, de acordo com a elasticidade-preço de cada um, configura a denominada discriminação de preços de segundo grau.
- Gab:Errado
- ----> Corresponde a discriminação de preço de terceiro grau
Pra gravar:
1º grau - é a discriminação perfeita de preços em que o monopolista captuta todo e excedente do mercado (eficiente no sentido de Pareto);
2º grau - o preço pago vai depender da quantidade que se compra;
3º grau - é a discriminação de "mercados", ou seja, identifica a função de demanda de cada mercado (o mercado com o preço mais alto precisa ter menor elasticidade de demanda e, analogamente, o preço deve ser menor para um mercado com demanda + elástica).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo