Sobre o manejo de pacientes com risco de suicídio, assinale...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B
O tema central da questão é o manejo de pacientes com risco de suicídio. Trata-se de avaliar o conhecimento sobre fatores de risco e mitos relacionados ao comportamento suicida. Para responder corretamente, é necessário compreender a complexidade dos fatores associados ao suicídio, incluindo diagnósticos psiquiátricos e comportamentos de risco.
Justificativa da Alternativa Correta:
B - "Embora a presença de um transtorno mental seja um importante fator de risco, nem todos os indivíduos que cometem suicídio possuem um diagnóstico psiquiátrico."
Essa afirmação está correta porque, embora muitos casos de suicídio estejam associados a transtornos mentais como depressão, ansiedade e transtornos de personalidade, nem todos os indivíduos que cometem suicídio têm um diagnóstico formal. Fatores precipitantes, sociais e ambientais também desempenham um papel significativo em muitos casos.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - "Em pacientes com transtorno de personalidade, a ameaça de suicídio é frequentemente utilizada como forma de requisitar cuidados e atenção, não devendo ser considerada como um fator de risco."
Esta alternativa é incorreta porque, apesar de algumas ameaças de suicídio poderem ser vistas como manipulação em contextos de transtornos de personalidade, qualquer menção ao suicídio deve sempre ser levada a sério. Todas as ameaças podem indicar sofrimento real e um risco genuíno de autoagressão.
C - "Estatisticamente, quanto maior o número de tentativas de suicídio, menor é a chance de que o paciente venha a morrer, pois isso revela a escolha de métodos pouco letais."
Esta alternativa está errada. Na verdade, múltiplas tentativas de suicídio aumentam o risco de uma tentativa subsequente ser fatal. Cada tentativa reflete um estado psicológico grave que pode culminar em uma tentativa mais letal.
D - "A ambivalência quanto ao desejo de morrer é um fator que reduz o risco de suicídio, visto que os indivíduos só atentam contra a própria vida quando estão plenamente decididos."
Esta afirmação é incorreta, pois a ambivalência é comum em pessoas com ideação suicida. Muitas vezes, indivíduos podem desejar simultaneamente viver e morrer, e esta ambivalência pode mudar rapidamente, aumentando o risco de uma tentativa impulsiva.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo