A interatividade não é um conceito novo, surgido com os sma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1845660 Jornalismo
A interatividade não é um conceito novo, surgido com os smartphones e a tecnologia touchscreen. Muito antes dessa nova revolução tecnológica, já havia teorias da comunicação que descreviam as formas de interação a partir dos meios, como os que permitem pouca interação, porque as mensagens já estão prontas, e os que deixam lacunas para a participação do usuário na construção das mensagens, possibilitando maior interação. Estes dois tipos de meios são chamados de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, precisamos entender o conceito de interatividade na comunicação, um conceito que antecede a era dos smartphones e das tecnologias touchscreen. A questão explora a categorização dos meios de comunicação em termos de sua capacidade de permitir a participação do usuário na elaboração das mensagens.

A resposta correta é a alternativa E - Meios quentes e frios.

Justificativa da Alternativa Correta:

A classificação entre meios "quentes" e "frios" foi popularizada por Marshall McLuhan, um teórico da comunicação. Meios quentes são aqueles que oferecem alta definição e exigem pouca participação do público, pois já fornecem informações completas (como o cinema). Já os meios frios são de baixa definição e demandam maior envolvimento do público para completar as informações (como o telefone e a televisão).

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - Meios abertos e fechados: Esta alternativa não se refere a uma classificação reconhecida na teoria da comunicação em termos de interação.
  • B - Meios não interativos e semi interativos: Embora possa parecer relacionado, esta opção não se alinha à terminologia clássica dos teóricos da comunicação sobre meios de alta e baixa interatividade.
  • C - Meios apocalípticos e integrados: Esta classificação é baseada em uma visão cultural e não na capacidade de interação dos meios de comunicação.
  • D - Meios amplos e estreitos: Não existe uma categorização com base nesses termos no contexto da interação em teoria da comunicação.

Portanto, a escolha da alternativa E é justificada pelo uso de uma terminologia que efetivamente descreve a diferença na intensidade de interação proporcionada pelos meios de comunicação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

letra e

meios quentes não exigem muito da participação do espectador, como o rádio.

meios frios monopolizam a participação do espectador, como no caso da TV.

Meios quentes, exemplos e características: rádio, cinema. Meios quentes prolongam um único sentido em “alta definição”, ou seja, saturação de dados. Os meios quentes não deixam muita coisa a ser preenchida pela audiência. Exclui. Outros exemplos cujas características principais são de meios quentes: alfabeto fonético, sociedades desenvolvidas, grandes cidades, Ocidente.

Meios frios, exemplos e características: telefone, televisão. Meios frios possuem baixa definição; transmitem pouca informação. Em virtude disso, deixam muito a ser preenchido pela audiência. Inclui. Outros exemplos cujas características principais são de meios frios: alfabeto de ideogramas, sociedades orais e terceiro-mundistas, comunidades rurais, Oriente.

Uma outra distinção feita é a de que meios quentes não exigem muito da participação do espectador, como o rádio. Pode-se escutar o rádio e fazer outras coisas. Logo, ele não monopoliza nossa atenção. Já os meios frios monopolizam a participação do espectador, como no caso da TV. Quando se assiste à TV, não se Poe fazer praticamente mais nada mão mesmo tempo. Finalmente a grande questão do milênio é se a Internet é meio quente ou frio, pois esta apresenta características de ambos.

fonte: https://interfaceinterativa.wordpress.com/2008/12/01/mc-luhan-meios-quentes-e-meios-frios/

Eu pensei de cara na ultima opção, a correta, por falar em Teoria da Comunicação. Mas, quando li esse trecho "...lacunas para a participação do usuário na construção das mensagens" me bateu a dúvida. O conceito de McLuhan fala em participação na construção das mensagens? Ex.: a TV - ela exige a participação, mas o receptor vai participar na construção da mensagem que está sendo exibida ali? Alguém pode me esclarecer?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo