Tendo em vista esse caso clínico e os conhecimentos médicos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Grupo 001 |
Q1673009 Medicina

Uma paciente de 47 anos de idade, com sintomas gripais agudos, realizou exames de imagem de tórax por suspeita de Covid-19. A hipótese não se confirmou, porém uma tomografia computadorizada de tórax, representada pela imagem a seguir, evidenciou uma massa heterogênea de contornos bem definidos em topografia de mediastino anterior, em localização de timo, de aproximadamente 4,5 cm x 2,9 cm. Não apresentava linfonodos aumentados no exame de imagem. Realizaram-se, ainda, tomografias computadorizadas de encéfalo e de abdome, que não mostraram alterações.


                                                                       Acervo Pessoal

Tendo em vista esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatados, julgue o item a seguir.


Em pacientes portadores de miastenia gravis, deve ser evitado o uso de relaxantes musculares no momento da indução anestésica para ressecção dos tumores de mediastino associados.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmativa é correta. Miastenia gravis é uma condição neuromuscular que provoca fraqueza e fadiga rápida dos músculos sob o controle voluntário do indivíduo. Pacientes com miastenia gravis têm uma sensibilidade aumentada a relaxantes musculares e a outros medicamentos usados durante a anestesia. O uso de relaxantes musculares pode levar à insuficiência respiratória em pacientes com miastenia gravis. Portanto, é recomendado que seja evitado o uso de tais medicamentos durante a indução anestésica em pacientes com essa condição antes de uma ressecção de um tumor de mediastino. Isso deve ser feito para evitar complicações potencialmente graves. Portanto, a afirmativa está correta e a resposta é verdadeira.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo