O hábito de tomar café, desde que em doses moderadas (de 4 a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2018 - UFU-MG - Engenharia Florestal |
Q972606 Português

O hábito de tomar café, desde que em doses moderadas (de 4 a 5 xícaras de 50ml por dia), não oferece riscos ao organismo, muito pelo contrário, proporciona diversos benefícios. Dentre os motivos, está sua riqueza nutricional, com destaque não apenas para a cafeína, famosa por seu efeito estimulante, mas também pela alta concentração de polifenóis – antioxidantes que impedem ou, ao menos, diminuem a ação dos radicais livres, que prejudicam o equilíbrio celular. Segundo recentes descobertas científicas, o café tem diversas propriedades que contribuem para a prevenção de doenças e para a promoção do bem-estar.

(ABIC. "Os benefícios do café para a sua saúde", adaptado. Revista Saúde.Disponível em: <https://saude.abril.com.br/alimentacao/os-beneficios-do-cafe-para-a-sua-saude/>. Acesso em: 28 maio 2018.) 

 
 
Assinale a alternativa correta.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito C

Alternativa A: ERRADA

No enunciado “[...] antioxidantes que impedem ou, ao menos, diminuem a ação dos radicais livres, que prejudicam o equilíbrio celular”, a expressão negritada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por “mais que isso”.

 A expressão ''ao menos" refere um mínimo de razoabilidade. é expressão sinônima de "no mínimo"

Alternativa B: ERRADA

No enunciado “[...] com destaque não apenas para a cafeína, famosa por seu efeito estimulante, mas também pela alta concentração de polifenóis”, a expressão negritada introduz uma refutação à proposição anterior

''Mas também" é uma conjunçao aditiva e não apresenta refutação nenhuma.

Alternativa C: Gabarito

No enunciado “Segundo recentes descobertas científicas, o café tem diversas propriedades que contribuem para a prevenção de doenças e para a promoção do bem-estar”, tem-se um argumento de autoridade.

Argumento de Autoridade: a conclusão se sustenta pela citação de uma fonte confiável, que pode ser um especialista no assunto ou dados de instituição de pesquisa, uma frase dita por alguém, líder ou político, algum artista famoso ou algum pensador, enfim, uma autoridade no assunto abordado.

Alternativa D: ERRADA

No enunciado “[...] não oferece riscos ao organismo, muito pelo contrário, proporciona diversos benefícios”, há uma relação de concessão entre a proposição que antecede e a que procede à expressão “muito pelo contrário”.

As oraçoes concessivas introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto.

Gabarito: C.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo