Considerado um transtorno mental, além de um problema socia...
As substâncias que atuam no Sistema Nervoso Central, alterando a forma de o indivíduo pensar, agir ou sentir são denominadas drogas psicoativas. Sendo conhecida e usada desde o início das civilizações, em rituais religiosos ou como fonte de prazer, substâncias como a maconha, cocaína e o álcool ainda são comuns nos dias atuais. Tendem a causar um desequilíbrio no metabolismo químico do organismo, levando a dependência química da droga.
No Brasil, a classificação aceita pelo Ministério da Saúde é o CID-10, que apresenta os seguintes critérios para diagnóstico de dependência química:
Assinale a alternativa INCORRETA:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta, ou seja, a INCORRETA no contexto da questão, é a alternativa A - Intolerância. Controle ao uso.
Vamos entender por que essa é a alternativa correta e analisar as demais alternativas:
Alternativa A - Intolerância. Controle ao uso.
Esta alternativa é incorreta porque a "intolerância" e "controle ao uso" não são critérios usados no diagnóstico de dependência química, segundo a classificação CID-10 do Ministério da Saúde. A CID-10 leva em conta a tolerância (a necessidade de consumir quantidades maiores da substância para obter o mesmo efeito) e a perda de controle (dificuldade ou incapacidade de controlar o uso da substância), mas não "intolerância" e "controle ao uso".
Alternativa B - Senso de compulsão.
Esta alternativa está correta. A sensação de compulsão ou desejo intenso de usar a substância é um dos principais critérios diagnósticos da dependência química na CID-10. Indica uma forte necessidade de consumir a droga.
Alternativa C - Abstinência.
Também correta. A abstinência refere-se a sintomas físicos e mentais que ocorrem quando a substância é reduzida ou interrompida após uso prolongado. Isso é um critério importante no diagnóstico da dependência.
Alternativa D - Desejo de reduzir ou controlar o consumo, porém, sem sucesso.
Correta. Este critério aborda a dificuldade que o indivíduo tem em controlar ou diminuir o uso da substância, apesar de esforços contínuos para fazê-lo. É um sinal claro de dependência química.
Alternativa E - Abandono de atividades prazerosas alternativas.
Correta. Este critério se refere ao abandono ou redução de atividades sociais, ocupacionais ou recreativas devido ao uso da substância. Isso mostra o quanto a dependência pode impactar a vida do indivíduo.
Para resolver este tipo de questão, é importante ter um bom entendimento dos critérios diagnósticos da dependência química conforme descritos na CID-10. É fundamental conhecer os termos e conceitos utilizados para diagnosticar a condição e estar atento às palavras-chave que podem indicar um critério correto ou incorreto.
Espero que esta explicação tenha te ajudado a entender melhor o tema e a estrutura da questão. Se tiver mais dúvidas, sinta-se à vontade para perguntar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
SÍNDROME DE DEPENDÊNCIA
Conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após repetido consumo de uma substância psicoativa, tipicamente associado ao desejo poderoso de tomar a droga (B), à dificuldade de controlar o consumo, à utilização persistente apesar das suas conseqüências nefastas, a uma maior prioridade dada ao uso da droga em detrimento de outras atividades e obrigações (E), a um aumento da tolerância pela droga e por vezes, a um estado de abstinência física (C).
Como podemos ver, a dependência é caracterizada pelo aumento da tolerância e dificuldade em controlar o uso.
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
Gabarito: A
CID-10 Dependência química
Tolerância
Senso de compulsão
Abstinência
Desejo de reduzir ou controlar o consumo, porém, sem sucesso
Abandono de atividades prazerosas alternativas
Persistência ao uso
Correto:
a tolerância e a perda de controle
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo