O tempo presente, sob o comando do neoliberalismo, traz eno...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A - prática empirista.
O tema central da questão é a relação entre o pragmatismo e o Serviço Social, especialmente no contexto do Projeto Ético-Político. Este projeto busca garantir direitos, promover justiça social e defender os interesses dos grupos sociais mais vulneráveis. No entanto, o pragmatismo, que enfatiza resultados práticos e imediatos, pode entrar em conflito com esses objetivos.
O pragmatismo é caracterizado por uma abordagem empirista, focada na prática e nos resultados a curto prazo, frequentemente em detrimento de análises críticas e fundamentações teóricas. No contexto do Serviço Social, isso pode significar priorizar soluções rápidas e práticas, sem considerar a complexidade e a raiz dos problemas sociais.
Segundo o CFESS (Conselho Federal de Serviço Social), o assistente social deve sempre trabalhar com base em uma análise crítica da realidade, fundamentando sua atuação em teorias sociais e em princípios éticos. Isso está em oposição à prática empirista do pragmatismo, que é a razão pela qual a alternativa A é a correta.
Justificativa para a Alternativa Correta:
A prática empirista (Alternativa A) refere-se à ação baseada em observação e experiência, frequentemente sem uma análise crítica profunda. No contexto do neoliberalismo, ela pode ser vista como uma ameaça à prática do Serviço Social, que deve ser crítica e fundamentada em princípios éticos e teóricos.
Análise das Alternativas Incorretas:
- B - concepção de práxis social: A práxis social é a ação prática informada pela teoria crítica. Diferente do pragmatismo, a práxis social busca transformar a realidade com base em um entendimento teórico profundo.
- C - centralidade do ser social: Esta alternativa destaca a importância do ser humano e das relações sociais, um conceito fundamental no Serviço Social, mas não relacionado ao pragmatismo.
- D - referenciação aos fundamentos da profissão: Refere-se à importância de basear a prática profissional em teorias e éticas do Serviço Social, o oposto do pragmatismo empirista.
- E - hegemonia da dialética: A dialética é um método de análise crítica que busca entender as contradições sociais. Ela se opõe à abordagem pragmática, que não se aprofunda em análises teóricas.
Nessa questão, o estudante deve identificar como o pragmatismo se contrapõe aos princípios fundamentais do Serviço Social, usando uma análise crítica para desvendar a alternativa correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pragmatismo- conceito: Quer dizer que uma afirmação que não tenha qualquer relação com a experiência é desprovida de sentido. Por conta disso, o pragmatismo presta contas ao filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), que dizia (na "Crítica da Razão Pura") que, se por um lado toda experiência sem a forma do conceito é cega, o conceito sem o conteúdo da experiência é vazio. Por exemplo, se eu digo "Pedro é honesto", isso só terá sentido se for possível, observando o comportamento futuro de Pedro, comprovar a honestidade por meio das atitudes de Pedro. Caso contrário, o máximo que poderíamos dizer é que "Pedro tem sido honesto (até hoje)". Mas o que nos interessa é o futuro, so... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/pragmatismo-1-uma-filosofia-para-a-vida.htm?cmpid=copiaecola
Gab a: prática empirista.
O empirismo consiste em uma teoria epistemológica que indica que todo o conhecimento é um fruto da experiência, e por isso, uma consequência dos sentidos. A experiência estabelece o valor, a origem e os limites do conhecimento.
GABARITO: A.
GABARITO: A. De acordo com Guerra (2013, p.46) Na trajetória histórica da profissão, os influxos do pragmatismo deixaram suas marcas: na concepção de profissão como instrumento a serviço do projeto do capital, na concepção de prática de ajuda psicossocial, no seu enfoque no sujeito, na sua função educativa visando adaptação e ajustamento, na sua fissura pelas técnicas, instrumentos e metodologias de ação, no profundo ecletismo, no desprezo pelos fundamentos. O pragmatismo expressa-se, sobretudo, como caracterização do que Netto (1990, p. 117) chamou de Serviço Social tradicional: "a prática empirista, reiterativa, paliativa e burocrática".
Quer fazer parte do nosso grupo de estudo GRATUITO no WharsApp?? Basta informar seu nome e enviar uma mensagem dizendo que quer participar para: 86999839453
YOLANDA, Guerra: Expressões do pragmatismo no Serviço Social: reflexões preliminares.
Alternativa A .
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo