Na legislação acerca de direitos humanos, a proibição da dis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2135162 Conhecimentos Gerais
Na legislação acerca de direitos humanos, a proibição da discriminação é princípio assente e está presente na maioria dos tratados internacionais, leis e constituições dos Estados, inclusive da Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) de 1948: “Artigo II, 1 – Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição; 2 – Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania”.
(Disponível em: https//portal.tcu.gov.br. Acesso em: 26/01/2023.)

São considerados atos de xenofobia, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Vamos entender melhor o tema da questão e por que a alternativa D está correta.

Xenofobia é uma palavra de origem grega que significa "medo de estrangeiros" e se refere a atitudes, comportamentos ou políticas que são hostis ou discriminatórias em relação a pessoas de outras nacionalidades, etnias ou culturas. No contexto de direitos humanos, a xenofobia é combatida por tratados, leis e declarações internacionais que promovem a igualdade e a não discriminação.

A questão aborda diferentes formas de discriminação e pede para identificar o que não é considerado um ato de xenofobia. Vamos examinar cada alternativa:

A - Dificultar o acesso dos imigrantes à documentação, trabalho, moradia e saúde.

Esse tipo de atitude claramente prejudica os imigrantes e demonstra hostilidade em relação a pessoas de outras nacionalidades, configurando-se como xenofobia.

B - Discursos de ódio ou atitudes discriminatórias em relação à origem de um povo e a sua cultura.

Discursos de ódio e atitudes discriminatórias direcionadas a uma cultura ou origem específica são exemplos claros de xenofobia.

C - Afirmações de estereótipos sobre um grupo, como dizer que nordestinos são preguiçosos ou não são inteligentes.

Embora esse tipo de afirmação estereotipada e preconceituosa seja inadmissível e configurada como discriminação, ela se enquadra mais especificamente como preconceito regional e não xenofobia, pois está relacionada a um grupo dentro do próprio país.

D - Atitudes prejudiciais contra pessoas mais velhas envolvendo disparidade salarial, promoções, dificultar promoções ou mudança de carreira.

Esse tipo de atitude configura-se como discriminação etária ou et etarismo, que é o preconceito contra pessoas com base na idade. Não se trata de xenofobia, pois não está relacionado a nacionalidade, etnia ou cultura.

Portanto, a alternativa correta é a D. A discriminação contra pessoas mais velhas não envolve fatores de nacionalidade ou cultura, mas sim a idade, caracterizando o etarismo.

Espero que esta explicação tenha ajudado você a entender melhor o tema e como identificar as formas de discriminação mencionadas na questão. Se tiver dúvidas ou quiser explorar mais o assunto, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O preconceito baseado na idade no mercado de trabalho é conhecido como etarismo.

C

Esta foi para ninguém zerar.

Atitudes prejudiciais contra pessoas mais velhas envolvendo disparidade salarial, promoções, dificultar promoções ou mudança de carreira.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo