É reconhecida a tendência de modificação do quadro da hierar...
O mapa acima permite inferências acerca de vários aspectos da dinâmica social, econômica e espacial do Brasil. Nesse sentido, julgue
os itens subseqüentes.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Cristiano Falk, sua resposta é condizente e responde a outra questão - opinião minha. No caso da assertiva, fala-se que o Estado ("E" maiúsculo), por investimento em infraestrutura é o responsável por essa desconcentração industrial. Ao meu ver é falsa essa afirmação, haja visto que essa desconcentração tem muito mais a ver com a "guerra fiscal" estre os estados e condições favoráveis de infraestrutura oferecida por estes, não pelo Estado. Mas vai entender, né?!!!!!
Concordo com Ramon, é fato que existe a desconcentração industrial nas grandes metrópoles, mas não por investimentos em infra-estrutura por parte do Estado brasileiro.
A resposta é auto explicativa. A desconcentração industrial é fruto de investimentos por parte do Estado em infraestrutura, ou melhor, políticas públicas, com o objetivo de democratizar o espaço industrial do Brasil, criando orgãos como SUDAM e SUDENE, e também com a autorização pelo Governo Federal aos governos estaduais de promoverem incentivos fiscais para as indústrias, o início da chamada guerra fiscal. Além disso a evolução dos meios de transportes permitiu a desaglomeração industrial, beneficiando as empresas, que fogem dos problemas típicos das grandes cidades.
A tendência na desconcentração industrial é fruto de investimentos em infraestrutura? Não seria a vontade do próprio setor industrial de procurar alternativas visando o lucro e o dinamismo da atividade? Acredito que a infraestrutura estatal tenha sido relevante em um primeiro momento do processo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo