Analise as proposições a seguir e assinale a alternativa qu...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Já fiz essa questão umas cinco vezes e errei todas. Não concordo que as ocorrências da palavra para apresentam a mesma classe gramatical. Para mim, a primeira é uma conjunção, enquanto a segunda é uma preposição.
GABARITO: letra D
As duas ocorrências da palavra “para” são preposições. “Para” não pode ser de forma alguma conjunção, exceto quando vier dentro de uma locução conjuntiva (ex.: “para que”).
A oração “para obter larvas” é uma oração subordinada adverbial final reduzida de infinitivo. Assim, não há conjunção, e sim preposição. Essa é uma das duas principais características das orações reduzidas (além do verbo vir sempre numa forma nominal – infinitivo, gerúndio ou particípio). Na verdade, elas podem vir ou não com preposição; isso depende muito da sua forma desenvolvida. Mas elas não podem ter conjunção de jeito nenhum.
Vejam só como ela ficaria na forma desenvolvida (agora sim com conjunção): “para que fossem obtidas larvas”.
se você é assinante do site e errar a questão ou não entendeu muito bem ...peça comentário do professor...você tá pagando...
Continuo achando muito estranho a frequência comentários de professor em questão com 80..90% de acerto...
Professor comentar em questões com altos índices de acerto dificilmente vai agregar alguma coisa...
D
Realmente é preposição...
Orações reduzidas são aquelas que não são introduzidas por conjunções e que possuem verbos nas suas formas nominais: infinitivo, gerúndio e particípio.
São, assim, diferentes das orações desenvolvidas, que são introduzidas por um pronome ou conjunção e que são formadas por um verbo no indicativo ou no subjuntivo.
As orações reduzidas de infinitivo podem ser ou não iniciadas por uma preposição.
Fonte: https://www.normaculta.com.br/oracoes-reduzidas/
Acertei sem nem ler o texto. hahaha. Pegando o jeito dessas questões
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo