Ao posicionar, no leito, a gestante com doença hipertensiva ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - decúbito lateral esquerdo.
Na assistência à gestante com doença hipertensiva específica da gravidez, é fundamental compreender a importância do posicionamento adequado no leito. A hipertensão na gravidez pode comprometer a circulação sanguínea, prejudicando tanto a mãe quanto o feto. Por isso, o decúbito lateral esquerdo é a posição recomendada, pois ela melhora o retorno venoso, diminui a pressão sobre a veia cava inferior e favorece a oxigenação fetal.
Vamos analisar as outras alternativas para entender por que são incorretas:
A - posição ortostática: Esta posição, que significa estar em pé, não é adequada para descansar e pode aumentar a pressão arterial, o que é desaconselhável para gestantes com hipertensão.
B - decúbito dorsal horizontal: Esta posição pode comprimir a veia cava inferior devido ao peso do útero sobre ela, reduzindo o retorno venoso e causando hipotensão, o que é prejudicial para a circulação materno-fetal.
C - posição de Fowler: Embora seja utilizada para facilitar a respiração e o conforto em algumas situações, no contexto de doença hipertensiva específica da gravidez, não é a mais indicada para otimizar a circulação sanguínea.
E - decúbito lateral direito: Embora seja semelhante ao decúbito lateral esquerdo, esta posição é menos eficaz em minimizar a compressão da veia cava inferior, comparada ao lado esquerdo.
Portanto, o decúbito lateral esquerdo é a melhor opção, promovendo o bem-estar da gestante e do feto ao melhorar a circulação e a oxigenação. Essas considerações são essenciais para a prática clínica e o cuidado seguro.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Posição laterais ou Sims: Paciente permanece em decubito lateral, esquerdo ou direito, com a perna que esta do lado de cima flexionada, afastada e apoiada. Usada para cirurgias renais, coluna vertebral e pulmão.
Posição Decúbito Dorsal (DD): è aquela que o paciente fica deitado de costas com os braços e pernas estendidas ao longo da mesa. Usada nas cirurgias gerais, torácica, crânianas e peritoniais. Colecistectomia, cesariana, tireoidectomia.
Posição Decúbito Ventral ( DV): è aquela que o paciente fica deitado com abdomên para baixo. Usada em cirurgias da coluna, anûs, reto, e outros. Hemorroidectomia, hérnia de disco.
Posição de Trendelenburg: Paciente colocado em DD, com cabeça e tronco em níveis mais baixos que os membros inferiores. Usada em cirurgia de abdômen inferior e pélvica.
Posição de Fower ou sentada: paciente permanece semi sentado na mesa. Utilizada para mamoplastia, dreno de tórax. plásticas em geral.
Posição litotômia ou ginecológica : em DD com as pernas flexionadas, afastadas, e apoiadas em perneiras acolchoada e os braços apoiados em talas. Usada em perioneoplastia, hemorroidectomia, histerectomia vaginal.
Posição de canivete ou Kraske: paciente em DV na qual são levemente inclinadas, ficando os braços e pernas em posição oposta. com os braços apoiados em telas. Usadas em operações proctológicas, hemorroidectomia, fissuras e fístulas anais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo