Ao orientar sobre métodos contraceptivos para um grupo de j...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: D - a pílula anticoncepcional hormonal impede a ovulação e modifica o muco cervical, dificultando a passagem dos espermatozoides.
Vamos entender por que esta é a resposta correta. A pílula anticoncepcional hormonal é um método contraceptivo bastante utilizado e eficaz. Ela atua principalmente impedindo a ovulação através da combinação de hormônios que inibem a liberação do óvulo. Além disso, ela modifica o muco cervical, tornando-o mais espesso e dificultando a passagem dos espermatozoides, reduzindo assim as chances de fertilização.
Agora, vejamos as alternativas incorretas:
A - Na fase da pré-menopausa, os métodos contraceptivos mais eficazes são o muco cervical e a temperatura basal.
Essa alternativa está incorreta porque métodos baseados na observação do muco cervical e da temperatura basal não são os mais eficazes, especialmente na pré-menopausa, quando os ciclos menstruais tendem a ser irregulares, tornando esses métodos menos confiáveis.
B - As injeções anticoncepcionais são esteroides antagônicos aos hormônios femininos e de excelente eficácia para mulheres acima de 35 anos.
Esta afirmação é incorreta. As injeções anticoncepcionais são compostas por hormônios que inibem a ovulação, mas não são "esteroides antagônicos". Elas são eficazes em várias faixas etárias, não sendo exclusivas para mulheres acima de 35 anos.
C - O diafragma é uma das melhores escolhas para adolescentes, pois protege também contra doenças sexualmente transmissíveis.
Essa alternativa está incorreta porque o diafragma não oferece proteção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Ele é uma barreira que impede a entrada do esperma no colo do útero, mas, para proteção contra DSTs, o uso do preservativo é recomendado.
E - O DIU é contraindicado para mulheres com idade inferior a 25 anos.
Esta afirmação é incorreta. O DIU (Dispositivo Intrauterino) não é contraindicado baseando-se apenas na idade. Pode ser uma opção segura para mulheres jovens, dependendo dos critérios de saúde e estilo de vida de cada paciente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra D.
De acordo com o CAB nº 26 Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva.Brasília-DF.2013
a) Errada.
• Os métodos comportamentais (tabela, muco cervical, temperatura basal, sintotérmico, entre outros) são pouco recomendados para mulheres na pré-menopausa, pois a irregularidade menstrual é muito comum nessa fase.
b) Errada.
c) Errada.
• O diafragma é um ótimo método para mulheres motivadas a usá-lo e bem orientadas. Assim como todos os métodos de barreira, tem a vantagem de não ocasionar alterações sistêmicas.
Entretanto, o diafragma não protege contra a transmissão das DST/HIV, daí ser imprescindível associar o seu uso com o uso adequado e consistente do preservativo masculino. Em mulheres HIV-positivas, não deve ser utilizado associado ao espermicida.
d) Correta.
e) Errada.
Critérios de elegibilidade médica para uso do dispositivo intrauterino – DIU de cobre
• Idade de 20 anos ou mais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo