O exame independente e objetivo de uma situação ou condição,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: COMPERVE - UFRN Órgão: UFRN Prova: COMPERVE - 2017 - UFRN - Auditor |
Q843308 Auditoria
O exame independente e objetivo de uma situação ou condição, em confronto com um critério ou padrão preestabelecido, a fim de que se possa opinar ou comentar a respeito para um destinatário predeterminado, é conhecido por
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - auditoria.

O tema central da questão é a definição de auditoria, que é um processo de exame independente e objetivo que confronta uma situação ou condição com um critério ou padrão pré-estabelecido. O objetivo é fornecer uma opinião ou comentário para um destinatário específico. Esta definição é essencial para distinguir auditoria de outras atividades relacionadas, como controle e fiscalização.

Justificativa para a alternativa correta: A auditoria é um procedimento sistemático e documentado, que busca verificar a conformidade de atividades, processos ou produtos em relação a normas, padrões ou leis. Ela tem o propósito de garantir a integridade e a precisão das informações. A definição no enunciado da questão reflete precisamente essa descrição, validando a escolha da alternativa B.

Análise das alternativas incorretas:

A - Materialidade: Materialidade é um conceito utilizado na auditoria, mas se refere ao impacto que uma informação ou erro pode ter nas demonstrações financeiras. Não está diretamente relacionado ao exame objetivo em confronto com padrões.

C - Controle: Controle é um conjunto de procedimentos ou ações que visam assegurar que as atividades de uma organização estão sendo realizadas conforme o planejado. Não se trata, contudo, de um exame independente e objetivo, mas sim de um processo interno.

D - Fiscalização: Fiscalização é um processo geralmente realizado por órgãos governamentais para verificar o cumprimento de leis e regulamentos. Embora envolva verificação, não necessariamente segue os critérios de independência e objetividade da auditoria.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

NAT:

 

Um conceito de auditoria geralmente aceito, devido à sua amplitude, é o que a define como o exame independente e objetivo de uma situação ou condição, em confronto com um critério ou padrão preestabelecido, para que se possa opinar ou comentar a respeito para um destinatário predeterminado.

auditoria - Gabarito B

bem confuso este conceito, mas pela obviedade acertei ! kk

Se falar em "Opinião" provalmente é "Auditoria"!

GAB: LETRA B

Complementando!

Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia

Segundo  o  Programa  de  aprimoramento  profissional  em  Auditoria  –  PROAUDI  –  Auditoria Governamental – do TCU, o conceito lato sensu de auditoria é: 

O  exame  independente  e objetivo  de  uma  situação  ou  condição,  em  confronto  com  um critério ou padrão preestabelecido, para que se possa opinar ou comentar a respeito para um destinatário predeterminado.  

=-=-=-=-=

INDO MAIS FUNDO !

Partes do conceito de auditoria 

Exame independente e objetivo 

  • A auditoria deve ser realizada por pessoas com independência  em  relação  ao  seu  objeto,  de modo  a  assegurar  imparcialidade  no julgamento.  

Situação ou condição 

  • É a condição ou o estado do objeto de auditoria encontrado  pelo  auditor. 

Critério ou padrão preestabelecido 

  • Configura  a  situação  ideal,  o  grau  ou  nível  de excelência,  de  desempenho,  qualidade  e demais  expectativas  preestabelecidas em relação ao objeto da auditoria; é o que deveria ser ou o que deveria estar ocorrendo. 

Opinião ou comentário 

  • Refere-se  à  comunicação  dos  resultados  da auditoria,  seu  produto  final.  

Destinatário predeterminado 

  • É  o  cliente  da  auditoria.  É  aquele  que,  na grande maioria das vezes, estabelece o objetivo da  auditoria  e  determina  os  seus  critérios  ou padrões. 

Eventuais  discrepâncias  entre  a  situação  encontrada  (ou  condição)  e  o  critério  de  auditoria compõem os chamados achados em auditoria. As evidências, por sua vez, são os elementos de comprovação da discrepância (ou não) entre a situação encontrada (ou condição) e o critério de auditoria (situação ideal). 

Em  suma,  achado  –  decorre  da  comparação  de  “o  que  é”,  com  “o  que  deveria  ser”,  e  é comprovado por evidências.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo