Uma mulher de 65 anos de idade, tabagista (40 maços / ano),...
Esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
A dispneia é um sintoma incomum na fase avançada da doença.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão fornecida, que envolve o diagnóstico e os sintomas associados ao carcinoma de pequenas células, um tipo de câncer de pulmão.
Tema central da questão: O foco principal da questão é a associação de sintomas com o diagnóstico de carcinoma de pequenas células, especialmente a ocorrência de dispneia em estágios avançados da doença.
Justificativa da alternativa correta: A resposta correta para a questão é a alternativa E - errado. A afirmação de que a dispneia é um sintoma incomum na fase avançada da doença está incorreta. Na realidade, a dispneia é um sintoma bastante comum em pacientes com câncer de pulmão, especialmente em estágios avançados. Isso ocorre devido à obstrução das vias aéreas, acúmulo de líquido nos pulmões (derrame pleural) ou disseminação do tumor para áreas dos pulmões.
Análise de sintomas: O paciente apresentado na questão possui síndrome de Horner, dispneia e perda de peso, todos sintomas que podem indicar um tumor no ápice do pulmão, conhecido como tumor de Pancoast. Esses sintomas são consistentes com a apresentação de um carcinoma de pequenas células avançado.
Conclusão: É fundamental, para questões de oncologia, compreender a apresentação clínica dos carcinomas pulmonares e seus sintomas associados para responder adequadamente. Aqui, o conhecimento de que a dispneia é comum em fases avançadas do câncer foi crucial para identificar a afirmação como incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo