Os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal deverão ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Gestão de Riscos.
Apesar de a questão ter citado a IN Conjunta 01/2016, a resposta a ela não está expressa no conteúdo da referida IN. Isso significa que, para responder corretamente a questão, precisamos lembrar que a gestão de riscos visa permitir com que a organização atinja os seus objetivos, controlando os riscos mais relevantes (aqueles que apresentarem maiores probabilidade e impacto).
Riscos, por definição, podem ou não ocorrer, razão pela qual não é possível corrigí-los (não é possível corrigir uma coisa que não aconteceu ainda, por exemplo), mas apenas gerenciá-los (reduzí-los ou compartilhá-los, por exemplo)
Vale mencionar que cada organização pode estar exposta a riscos críticos diferentes. Para o IBAMA, por exemplo, riscos relacionados ao meio ambiente podem ser os mais relevantes. Já para o Banco Central, o meio ambiente pode até continuar sendo um fator importante, mas o risco mais relevante certamente estará relacionado à economia do Brasil.
Por fim, risco relevante nunca será eliminado (pois estaremos sempre sujeitos a algum grau de risco), mas pode ser mitigado (reduzido) até se tornar aceitável (tolerável).
Vamos às alternativas!
a) Incorreta. Riscos Críticos não são eliminados.
b) Incorreta. A uniformização não é possível, visto que cada organização está sujeita a diferentes riscos.
c) Correta.
d) Incorreta. não é possível corrigir os riscos, mas apenas gerenciá-los.
Gabarito: C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Compete às auditorias internas oferecer avaliações e assessoramento às organizações públicas, destinadas ao aprimoramento dos controles internos, de forma que controles mais eficientes e eficazes mitiguem os principais riscos de que os órgãos e entidades não alcancem seus objetivos;".
NSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 1,DE 10 DE MAIO DE 2016
Art. 11
[...]
II - avaliação de risco: é o processo permanente de identificação e análise dos riscos relevantes que impactam o alcance dos objetivos da organização e determina a resposta apropriada ao risco. Envolve identificação, avaliação e resposta aos riscos, devendo processo permanente;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo