Enquanto método de escrita rápida, a taquigrafia organiza-se...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Ano: 2016 Banca: IFPI Órgão: IF-PI Prova: IFPI - 2016 - IF-PI - Professor - Secretariado |
Q2741955 Não definido

Enquanto método de escrita rápida, a taquigrafia organiza-se em sistemas, visando atender a todas as necessidades linguísticas da escrita. Entre os sistemas mais comuns de taquigrafia, podem ser ressaltados:


I. Sistemas geométricos (ou simbólicos): usam breves sinais tirados da geometria (como partes do círculo, traços retos, verticais, horizontais, oblíquos, etc.), que representam um determinado som.

II. Sistemas cursivos (ou itálicos, ou gráficos): considerados como evolução dos geométricos, são derivados da elipse ou da simplificação da escrita comum; usam sinais taquigráficos fluentes, inclinados para a direita, como acontece com as letras itálicas.

III. Sistemas mistos (ou híbridos, ou ecléticos): Usam princípios geométricos e cursivos. Entre os mistos, podem ser citados os sistemas Gregg e o Meschini.

IV. Sistemas alfanuméricos: Os sons são representados não por sinais geométricos ou cursivos, mas por letras do alfabeto (ressalta-se que, mesmo tendo esta nomenclatura, existam alguns sinais ou símbolos não-alfabéticos).

V. Sistemas mecânicos (Estenotipia, ou taquigrafia mecânica): Nestes sistemas, não são usados bloco, lápis ou caneta, mas sim uma pequena máquina com teclado, onde são digitados os sinais taquigráficos referentes aos sons. Hoje em dia, já se usa a máquina de estenotipia acoplada ao computador. Ao mesmo tempo em que o estenotipista vai digitando no pequeno teclado os sons ouvidos, vão aparecendo na metade esquerda da tela do computador os sinais taquigráficos, e na metade direita, a tradução.

VI. Sistemas alfabéticos: A taquigrafia silábica utilizava abreviações por sílabas, ou sílaba por sílaba. Caiu em desuso. O mais famoso sistema desse tipo foi conhecido com o nome Sistema de Grottaferrata.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas