Julgue os itens subsequentes, relativos a qualidade de softw...
De acordo com a norma ISO/IEC 9126, durante os testes, convém que a maioria dos defeitos do software seja descoberta e eliminada. Contudo, alguns defeitos podem permanecer após o teste e, como é difícil corrigir a arquitetura ou outro aspecto básico do projeto do software, a base do projeto usualmente permanece inalterada ao longo do teste.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
O tema da questão está relacionado à qualidade de software e, mais especificamente, ao processo de testes dentro do ciclo de vida do desenvolvimento de software. Ao referir-se à norma ISO/IEC 9126, a questão toca em um ponto fundamental da qualidade de software: a identificação e correção de defeitos.
De acordo com a norma mencionada, é esperado que, durante os testes, a maioria dos defeitos seja descoberta e corrigida. Isso é um reflexo direto do objetivo dos testes, que é garantir que o software atenda aos requisitos de qualidade estabelecidos e funcione adequadamente. Contudo, é reconhecido que alguns defeitos podem não ser detectados ou serem muito custosos para corrigir na fase de testes, especialmente aqueles relacionados à arquitetura ou a aspectos fundamentais do projeto do software. Estes defeitos podem demandar uma revisão mais aprofundada e potencialmente disruptiva do software, o que nem sempre é viável.
Por isso, geralmente a base do projeto permanece inalterada ao longo do teste, a menos que alterações sejam absolutamente necessárias. As correções se concentram em defeitos que são identificados como corrigíveis dentro do escopo e recursos disponíveis, sem necessidade de reestruturar o projeto fundamentalmente. Isso é uma prática comum na engenharia de software, pois mudanças na arquitetura em estágios avançados podem ser muito onerosas e aumentar o risco de introduzir novos defeitos.
Assim, a alternativa está correta ao afirmar que, apesar da importância de encontrar e corrigir defeitos, a base do projeto usualmente permanece inalterada durante os testes, evidenciando um aspecto prático e realista da qualidade de software em relação ao gerenciamento de defeitos e manutenção da estabilidade do sistema em desenvolvimento.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ISO/IEC 9126 - 5.2 Qualidade do produto e o ciclo de vida do software- Página 6
Qualidade externa é a totalidade das características do produto de software do ponto de vista externo. É a qualidade
quando o software é executado, o qual é tipicamente medido e avaliado enquanto está sendo testado num ambiente
simulado, com dados simulados e usando métricas externas. Durante os testes, convém que a maioria dos defeitos seja
descoberta e eliminada. Entretanto, alguns defeitos podem permanecer após o teste. Como é difícil corrigir a arquitetura do software ou outro aspecto básico do projeto do software, a base do projeto usualmente permanece inalterada ao longo do
teste.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo