Analise o emprego dos adjuntos adverbiais introduzidos pelas...
Leia o trecho da reportagem abaixo exposto, extraído de Veja, 25/08/23 e, logo após, responda às questões 7 e 8.
Onda de estudos promissores abre avenida para tratamento do Parkinson
Anunciam-se avanços com transplante de células-tronco, edição genética, imunoterapia e métodos menos invasivos para estimulação cerebral, como o ultrassom
A doença de Parkinson, descrita e batizada em 1817 a partir do nome do neurologista que a definiu, James Parkinson (1755- 1824), ganhou recentemente muita visibilidade. A atenção ao distúrbio — antes conhecido como “paralisia agitante” – brotou da condição do ator Michael J. Fox, o astro da adorável franquia De volta Para o Futuro, que vive com o problema desde os 29 anos – ele tem agora 62 anos. Fox, sem medo de se exibir publicamente com os tremores [...] ajuda a reduzir tabus. Mostrou-se por inteiro na série Still: Ainda Sou Michael J. Fox, na Apple TV+, e avisou: “Não se morre de Parkinson – a gente morre com o Parkinson”. [...] Hoje, porém, pode-se dizer que, dada as dificuldades de antes, o Parkinson está de volta para o futuro. [...] Em uma parte profunda do cérebro, sabe-se que a doença se espraia e ganha as células nervosas produtoras de dopamina, conhecida com hormônio da felicidade, e que também atua na coordenação dos movimentos.
Fonte: https://veja.abril.com.br/saude/onda-de-estudos-promissores-abre-avenida-para-tratamento-do-parkinson. Acessado em 26 Ago 2023 (Adaptado).
Analise o emprego dos adjuntos adverbiais introduzidos pelas preposições DE e COM na estrutura oracional descrita na sequência.
“Não se morre DE Parkinson – a gente morre COM o Parkinson.”
A alternativa que indica o sentido expresso pelos dois constituintes, na ordem CORRETAé:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A alternativa E corretamente identifica que a preposição 'de' expressa 'Causa' e 'com' indica 'Simultaneidade'. No contexto da frase 'Não se morre DE Parkinson – a gente morre COM o Parkinson', 'de' é usada para indicar a causa pela qual alguém não morre, enquanto 'com' sugere que a doença de Parkinson é uma condição com a qual a pessoa vive até o momento da morte, sem ser a causa direta dela. Essa interpretação alinha-se com o significado pretendido pelo texto, tornando a alternativa E o gabarito correto.
A alternativa correta é E: Causa – simultaneidade.
- "Não se morre DE Parkinson": O uso da preposição "de" aqui indica causa, ou seja, a ideia de que a doença não é a causa direta da morte.
- "A gente morre COM o Parkinson": O uso da preposição "com" indica simultaneidade, ou seja, o indivíduo vive com a doença e pode morrer com ela, mas não necessariamente por causa dela.
Assim, a frase expressa que a pessoa tem a doença ao morrer, mas essa não é a causa direta da morte.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo