Quanto ao emprego das formas de tratamento, está correta a s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q12722 Português
Quanto ao emprego das formas de tratamento, está correta a seguinte construção:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

comentarei a alternativa C, que mais pessoas julgaram, erroneamente, como certa.c) Diga a Vossa Senhoria que estamos à espera de suas providências, das quais não nos cabe tratar com seu adjunto - grande, embora, seja a consideração, meu caro senhor, que lhe dispensamos. reescrevendo na ordem direta: tratar com seu adjunto - embora grande seja a consideração, meu caro senhor,que lhe dispensamos.dispensamos grande consideração ao adjunto ou ao caro senhor?evitar ambiguidades é de suma importancia na correspondencia oficial.
b) vossa disposição - erradosua disposição - certoc) Diga a Vossa Senhoria - Errado, pq quando nos referimos a pronomes de tratamento na 3a pessoa concordamos com 'sua'(ex. Sua Majestade, a rainha da Inglaterra, chegará hoja no Brasild) Sejais - erradoSeja - certoe) preferires (tu) - erradopreferir - certo
Os pronomes de tratamento referem-se à pessoa a quem se fala ( 2° pessoa), mas a concordância gramatical deve ser feita sempre com a 3° pessoa. 
Exemplo 1) Vossa Senhoria conheceis os vossos problemas. (forma gramatical incorreta - 2° pessoa) 
Exemplo 2) Vossa Excelência conhece os seus problemas. (forma gramatical correta - 3° pessoa)



b) Vimos comunicar a Vossa Excelência que já se encontra à vossa (sua) disposição o relatório que nos incumbiste de providenciar há cerca de uma semana.
c) Diga (faz referencia) a Vossa (sua) Senhoria que estamos à espera de suas providências, das quais não nos cabe tratar com seu adjunto - grande, embora, seja a consideração, meu caro senhor, que lhe dispensamos.
Obs. É impórtante destacar ainda que os pronomes de tratamento devem iniciar com 'vossa' quando nos dirigimos diretamente à pessoa representada pelo pronome, e por 'sua' quando fazemos referencia a essa pessoa. 

d) Esperamos que Vossa Senhoria sejais (seja - 3° pessoa) capaz de atender aos nossos reclamos, ao nosso ver justos e precisados de toda a vossa atenção.
 e) Se preferires (preferir), adiaremos o simpósio para que não nos privemos de sua coordenação, Excelência, bem como das sugestões que certamente tereis a nos oferecer.
  •  

GABARITO A

 

Tratar sempre na 3ª pessoa do singular, como se estivessem falando com uma pessoa próxima.

 

E lembrar que quando falar diretamente com a pessoa, usa-se VOSSA, quando falar da pessoa para outra, usa-se SUA.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo