A forma verbal cujo emprego denota possibilidade de realiza...
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Ano: 2007
Banca:
FCC
Órgão:
MPU
Prova:
FCC - 2007 - MPU - Técnico de Apoio Especializado - Segurança |
Q2254575
Português
Texto associado
Poucos lugares têm cenas tão diversificadas quanto as
telas de videogame. Esses jogos estão derrubando a fronteira
que separa a brincadeira da realidade, e há muito tempo deixaram de ser coisa de garotos trancados em casa. Os viciados
em Atari e em fliperama durante os anos 80 cresceram, mas
não abandonaram o hábito. O mercado de videogames movimenta bilhões de dólares, mais do que a receita das bilheterias
de cinema.
Tanto dinheiro transformou os consoles de jogo em
máquinas sofisticadíssimas. Para os jogadores, o avanço tecnológico significou uma enorme evolução sobre os jogos de
algumas décadas atrás. Os games são hoje bastante complexos, capazes de simular muitos aspectos da realidade. Os
dribles e manobras dos atuais jogos de esporte, por exemplo,
são feitos por atletas profissionais, filmados e depois transferidos para o videogame. Outra tendência é criar uma cidade com infinitas possibilidades e deixar o jogador fazer nela o que
quiser, interagindo com personagens e descobrindo novos
lugares.
A empolgação com passatempos não é recente. Em
1920, foram encontrados no Iraque tabuleiros, peças e dados
com 2.600 anos de idade. Jogos como o xadrez, criado no
século VI, sobrevivem até hoje. “Os seres humanos são feitos
para gostar de desafios que não sejam tão fáceis a ponto de
perder a graça nem tão difíceis que se tornem frustrantes”,
afirma o psicólogo alemão Dietrich Dörner. Os videogames
conseguem preencher essa disposição inata de forma eficiente
graças a algumas características: eles possuem objetivos
claros, vários modos de atingir o sucesso e feedback rápido, ou
seja, o jogador recebe uma conseqüência imediata após cada
ação. O resultado é uma das atividades mais envolventes que a
humanidade já inventou.
O poder de imersão dos videogames e a seqüência
constante de desafios podem levar à perda do sentido de tempo
e de espaço e do limite entre a pessoa e a atividade. Os
criadores de software sabem disso e se esforçam para
aumentar o caráter viciador dos jogos. Uma estratégia é dar a
eles o máximo de realismo e a sensação de que aquela
realidade existe de fato. Há, no entanto, o risco de se passar da
conta e, de fato, viciar. Por outro lado, pesquisadores
mostraram que jogos de ação são capazes de melhorar a
percepção visual e podem dar ao jogador um raciocínio mais
complexo.
(Adaptado de Rafael Kenski e Gabriela Aguerre. Superinteressante, junho 2003. p.57-59)
A forma verbal cujo emprego denota possibilidade de
realização de um fato está na frase: