De acordo com a NR9 para os ambientes fechados ou com fonte...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão apresentada é a C - Utilizar barreiras para o calor radiante.
Essa questão aborda a Norma Regulamentadora 9 (NR9), que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Um dos aspectos importantes dessa norma é a proteção dos trabalhadores contra riscos à saúde e segurança no ambiente de trabalho, que, no caso de ambientes fechados ou com fontes artificiais de calor, envolve a gestão do calor radiante.
Por que a alternativa C está correta? A utilização de barreiras para o calor radiante é uma medida eficaz para proteger os trabalhadores da exposição excessiva ao calor. Essas barreiras podem reduzir significativamente a quantidade de calor que chega ao trabalhador, proporcionando um ambiente mais seguro e confortável. Isso está em conformidade com a NR9, que visa minimizar a exposição a riscos ambientais.
Análise das alternativas incorretas:
A - Adaptar os locais e postos de trabalho sempre com janelas. Embora a ventilação natural possa ajudar na regulação térmica de um ambiente, não é sempre possível ou eficaz em ambientes fechados ou industriais, onde o calor pode ser gerado por máquinas ou processos que não dependem da ventilação externa.
B - Igualar a temperatura e a emissividade das fontes de calor. Esta proposta não faz sentido do ponto de vista técnico, pois a emissividade é uma propriedade física intrínseca do material, e não pode ser ajustada para igualar temperaturas de diferentes fontes de calor.
D - Equiparar a umidade do ar com a temperatura. Esta alternativa confunde conceitos. A umidade e a temperatura são fatores distintos que podem influenciar o conforto térmico, mas a ideia de "equipará-los" não é uma prática reconhecida ou eficaz para controlar o calor em ambientes de trabalho.
E - Adquirir equipamentos que promovam maior emissividade das fontes de calor. Aumentar a emissividade das fontes de calor amplificaria o problema, não sendo uma medida de proteção. O objetivo é normalmente reduzir a emissividade ou isolar as fontes de calor para diminuir a exposição dos trabalhadores.
Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre a questão e a NR9. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
4.2.2.1 Para os ambientes fechados ou com fontes artificiais de calor, além do subitem 4.2.2, a organização deve:
a) adaptar os locais e postos de trabalho;
b) reduzir a temperatura ou a emissividade das fontes de calor;
c) utilizar barreiras para o calor radiante; d) adequar o sistema de ventilação do ar; e
e) adequar a temperatura e a umidade relativa do ar
4.2 Medidas corretivas
4.2.1 As medidas corretivas visam reduzir a exposição ocupacional ao calor a valores abaixo do limite de exposição.
4.2.2 Quando ultrapassados os limites de exposição estabelecidos no Quadro 2, devem ser adotadas pela organização uma ou mais das seguintes medidas CORRETIVAS:
a) adequar os processos, as rotinas ou as operações de trabalho;
b) alternar operações que gerem exposições a níveis mais elevados de calor com outras que não apresentem exposições ou impliquem exposições a menores níveis, resultando na redução da exposição; e
c) disponibilizar acesso a locais, inclusive naturais, termicamente mais amenos, que possibilitem pausas espontâneas, permitindo a recuperação térmica nas atividades realizadas em locais abertos e distantes de quaisquer edificações ou estruturas naturais ou artificiais.
4.2.2.1 Para os ambientes fechados OU com fontes artificiais de calor, além do subitem 4.2.2, a ORGANIZAÇÃO deve:
a) adaptar os locais e postos de trabalho;
b) reduzir a temperatura ou a emissividade das fontes de calor;
c) utilizar barreiras para o calor radiante;
d) adequar o sistema de ventilação do ar; e
e) adequar a temperatura e a umidade relativa do ar.
gab. C
NR 9 - CALOR
4.1 Medidas preventivas
4.1.1 Sempre que os níveis de ação para exposição ocupacional ao calor forem excedidos, devem ser adotadas pela organização, uma ou mais das seguintes medidas:
a) disponibilizar água fresca potável (ou outro líquido de reposição adequado) e incentivar a sua ingestão;
b) programar os trabalhos mais pesados (acima de 414W - watts), preferencialmente nos períodos com condições térmicas mais amenas, desde que nesses períodos não ocorram riscos adicionais.
c) Para os ambientes fechados ou com fontes artificiais de calor, o empregador deve fornecer vestimentas de trabalho adaptadas ao tipo de exposição e à natureza da atividade;
4.2 Medidas corretivas
4.2.1 As medidas corretivas visam reduzir a exposição ocupacional ao calor a valores abaixo do limite de exposição.
4.2.2 Quando ultrapassados os limites de exposição, devem ser adotadas pela organização uma ou mais das seguintes medidas corretivas:
a) adequar os processos, as rotinas ou as operações de trabalho;
b) alternar operações que gerem exposições a níveis mais elevados de calor com outras que não apresentem exposições ou impliquem exposições a menores níveis, resultando na redução da exposição;
c) disponibilizar acesso a locais, inclusive naturais, termicamente mais amenos, que possibilitem pausas espontâneas, permitindo a recuperação térmica nas atividades realizadas em locais abertos e distantes de quaisquer edificações ou estruturas naturais ou artificiais.
d) Para os ambientes fechados ou com fontes artificiais de calor, a organização deve:
- adaptar os locais e postos de trabalho;
- reduzir a temperatura ou a emissividade das fontes de calor;
- utilizar barreiras para o calor radiante;
- adequar o sistema de ventilação do ar; e
- adequar a temperatura e a umidade relativa do ar.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo