No que tange ao processo de gestão compartilhada e de proces...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C. Vamos entender por quê.
Em processos de gestão compartilhada de bens culturais, busca-se a inclusão de múltiplos atores no processo decisório. Isso significa que diferentes partes interessadas participam de discussões e decisões sobre a gestão dos bens culturais, mas essa participação pode variar em termos de intensidade e influência, conforme descrito na alternativa C. Portanto, há um gradiente de colaboração, onde algumas pessoas e instituições podem ser mais ativas e ter um papel deliberativo mais forte, enquanto outras participam de forma menos intensa.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - A afirmação de que "todos os membros participam igualmente do processo" não está correta. Em processos de gestão compartilhada, o nível de participação pode variar amplamente entre diferentes membros.
B - Esta alternativa sugere que as decisões são sempre feitas pela instituição de salvaguarda, o que contradiz o conceito de gestão compartilhada, onde há espaço para a contribuição e influência de vários atores no processo.
D - A ideia de que somente os povos ou sujeitos diretamente envolvidos tomam todas as decisões ignora o papel potencial de outras partes interessadas e instituições, que muitas vezes também são parte do processo decisório.
E - A afirmação de que nenhum membro tem participação deliberativa e que apenas o Iphan decide contradiz os princípios de gestão compartilhada, que precisamente busca envolver mais vozes e perspectivas nas decisões.
Por meio dessa análise, percebemos que a alternativa C é a única que reflete adequadamente as dinâmicas e nuances dos processos participativos de gestão de bens culturais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo