A respeito do processo orçamentário, assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é o processo orçamentário, que é uma parte essencial na administração pública. Para resolvê-la, é necessário entender as etapas e os atores envolvidos na elaboração, aprovação, execução e fiscalização do orçamento público.
Alternativa correta: D
A alternativa D está correta ao afirmar que o exercício financeiro coincide com o ano civil, mas a lei orçamentária pode não iniciar sua execução no dia primeiro de janeiro do ano correspondente ao exercício financeiro. Isso ocorre porque, embora o exercício financeiro seja de 1º de janeiro a 31 de dezembro, a execução da lei orçamentária pode ser atrasada por fatores como a aprovação tardia do orçamento pelo Legislativo.
Análise das alternativas incorretas:
A - A verificação da legalidade não se restringe apenas ao exame após o encerramento do exercício. Ela ocorre durante todo o processo de execução orçamentária, por meio de instrumentos como a fiscalização contábil, financeira e orçamentária, feita tanto pelo controle interno quanto pelo controle externo.
B - A fase de elaboração do orçamento não começa com a montagem da proposta pelo órgão central, mas com a definição das diretrizes e prioridades pelo Poder Executivo, seguindo o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
C - Embora a comissão de orçamento do Poder Legislativo tenha um papel importante, ela não aprova o projeto de lei orçamentária sozinha. Essa aprovação é prerrogativa do plenário do Legislativo, após a tramitação pelas comissões.
E - O Poder Legislativo possui sim órgãos de controle interno. Esses órgãos são responsáveis por colaborar no controle dos atos administrativos e da execução do orçamento, embora o Legislativo também seja responsável pelo controle externo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D.
O princípio da anualidade apregoa que as estimativas de receitas e as autorizações de despesas devem referir-se a um período limitado de tempo, em geral, um ano ou o chamado “exercício financeiro”, que corresponde ao período de vigência do orçamento.
De acordo com o art. 2o da Lei no 4.320/1964: “... a Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios da unidade, universalidade e anualidade”.
Este princípio impõe que o orçamento deve ter vigência limitada no tempo, sendo que, no caso brasileiro, corresponde ao período de um ano. De acordo com o art. 4o da Lei no 4.320/1964: “... o exercício financeiro coincidirá com o ano civil – 1o de janeiro a 31 de dezembro”.
Exceção: A autorização e abertura de créditos especiais e extraordinários – se promulgados nos últimos quatro meses do ano – conforme art. 167, § 2o, da CF: “... os créditos especiais e extraordinários terão vigência no exercício financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses, casos em que, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro subsequent
LETRA D
Realmente, a assertiva B é o que mais acontece na prática, infelizmente.
Fiquei com muita dúvida na letra C, mas o erro está na palavra aprovar, a CMO não aprova o orçamento, ela emite o parecer que é aprovado no Plenário.
b) errada, a fase da elaboração é feita pela SOF. (secretaria de orçamento federal,é órgão especifico vinculado ao MPOG.)
c) errada, a SOF quem faz as mudanças quantitativas e qualitativas quando necessário, envia ao Presidente da República para decidir e retorna para a SOF consolidar e formalizar o PLOA e aí sim será enviado ao Congresso Nacional via SIOP.Compete ao Poder Legislativo: a discussão, votação e aprovação do PLOA. d) CORRETA. e) todos os poderes possuem controle interno.
LETRA C - ERRADA.
"Cabe à comissão de orçamento do Poder Legislativo receber emendas, modificar e aprovar o projeto de lei orçamentária."
A Comissão de orçamento do Poder Legislativo vai receber emendas, modificar e aprovar as EMENDAS do PLOA. Quem aprova o PLOA é o CN.
Letra D:
No Brasil, o exercício financeiro coincidirá com o Ano Civil (art. 34, Lei n° 4.320/64). A não coincidência do exercício financeiro com o ano civil não implica em violação o princípio da anualidade. Existem Estados em que o orçamento tem vigência iniciando-se em 01.Ago.X1 e terminando em 31.07.X2, sem que se possa falar em violação ao princípio da anualidade.
http://direito-administrativo.blogspot.com.br/2006/04/oramento-pblico-princpios.html
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo