Este tipo de software é responsável pela inicialização e fu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q788726 Noções de Informática
Este tipo de software é responsável pela inicialização e funcionamento do aparelho em que ele está instalado. É o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico. Normalmente é um tipo de memória não volátil, que normalmente é estocada no próprio circuito eletrônico. Esta técnica é denominada de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O firmware é essencial para o funcionamento dos dispositivos eletrônicos, pois ele contém o conjunto de instruções que operam diretamente no hardware. Este software é armazenado de forma permanente em uma memória não volátil, comumente chamada de memória somente de leitura (ROM). Essas memórias podem ser do tipo ROM, EPROM, EEPROM ou FLASH ROM, integradas normalmente nos circuitos eletrônicos dos aparelhos, como controles remotos e micro-ondas, por exemplo.

As instruções contidas no firmware são executadas no nível do hardware, garantindo que o dispositivo inicialize e opere corretamente. A importância do firmware reside na sua capacidade de controlar as funções básicas do aparelho, sendo um elemento crítico para a sua operacionalidade.

O gabarito correto é a Letra B - Firmware.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Esta imagem é uma seção da placa mãe de um AT mostrando a BIOS ROM AMIBIOS. Em eletrônica e computação, firmware é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico.

Gabarito B

Também conhecidos pela nomenclatura “software embarcado”, os Firmware são um conjunto de instruções operacionais que são programadas diretamente no hardware de equipamentos eletrônicos.

 

"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !

LETRA B

 

Firmware → É o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico e gravado na memória somente de leitura (ROM) . Muitos aparelhos simples possuem firmware, entre eles: controles-remotos, micro-ondas. O firmware possui instruções armazenadas em chips de memória tipo ROM, EPROM e EEPROM e FLASH ROM presentes nas placas dos dispositivos e são executados no nível do hardware.

No computador, o firmware recebe um nome peculiar: BIOS (Basic
Input/ Output System – Sistema Básico de Entrada e Saída)
. Quando
um computador é ligado, é a BIOS que inicializa a máquina, verificando as
memórias, discos rígidos e dispositivos de entrada e saída. Somente depois
do “OK” da BIOS que o sistema operacional do computador é inicializado.

O firmware é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico.

É ele que contém as informações de inicialização que permitem o correto funcionamento do aparelho.

Quando, por exemplo, surge um padrão de mídia que seu gravador não conhece, é através da atualização do firmware que será possível fazê-lo trabalhar com a novidade.

Para ter uma ideia, o firmware é armazenado permanentemente num circuito integrado (chip) de memória de hardware, como ROM (Read Only Memory ou Apenas Leitura), EPROM (Erasable programmable read-only memor ou Memória Programável Deleitável Apenas Leitura) e PROM (Programmable read-only memory ou Apenas Leitura Programável) ou memória flash, no momento da fabricação do componente.

Em princípio, a programação de um firmware é não volátil (mantém o conteúdo mesmo com o desligamento da eletricidade) e inalterável. Porém, quando presente na forma de PROM ou EPROM, o firmware pode e deve ser atualizado em determinadas situações. Nesse caso, as informações estarão gravadas diretamente no chip de memória do hardware.

 

http://www.psafe.com/blog/firmware-como-pode-infectar-virus/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo