Leia o caso a seguir. G.M., paciente de 40 anos, 1,60 m de ...
G.M., paciente de 40 anos, 1,60 m de altura, 50kg, no quinto dia de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), já se encontrando na fase pós-aguda.
Segundo a Diretriz da BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente Grave (2023), a recomendação de calorias e proteínas para esse paciente é
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - 1.500 kcal e 1,4 g de proteína/kg de peso/dia.
O tema central da questão é a terapia nutricional para pacientes em estado grave, particularmente na fase pós-aguda, de acordo com as diretrizes da BRASPEN (Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral). Para resolver essa questão, o aluno deve compreender os princípios básicos da nutrição clínica, especialmente no contexto de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Segundo a Diretriz da BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente Grave, recomenda-se que, na fase pós-aguda, a oferta de calorias e proteínas seja ajustada para atender às necessidades aumentadas do paciente, que está em um processo de recuperação.
Justificativa para a Alternativa Correta (D): A alternativa D propõe 1.500 kcal e 1,4 g de proteína/kg de peso/dia, o que está de acordo com as recomendações para pacientes na fase pós-aguda em UTI. Nessa fase, a demanda por nutrientes é maior para promover a recuperação e a cicatrização, justificando a necessidade de uma ingestão calórica e proteica mais elevada.
Por que as outras alternativas estão incorretas:
- Alternativa A: 1.000 kcal e 1,0 g de proteína/kg de peso/dia. Essa quantidade de calorias e proteínas é insuficiente para um paciente em fase de recuperação na UTI, que precisa de um suporte nutricional aumentado para promover a recuperação adequada.
- Alternativa B: 1.200 kcal e 1,1 g de proteína/kg de peso/dia. Embora essa quantidade seja um pouco maior que a da alternativa A, ainda não atende às necessidades nutricionais elevadas recomendadas para a fase pós-aguda.
- Alternativa C: 1.250 kcal e 1,2 g de proteína/kg de peso/dia. Esta alternativa também oferece uma quantidade insuficiente de calorias e proteínas para pacientes em estado grave que estão na fase de recuperação acelerada.
Quando interpretar questões de nutrição clínica, lembre-se de considerar o estado do paciente (agudo ou pós-agudo) e as diretrizes nutricionais específicas para cada situação. A prática contínua e o estudo das diretrizes clínicas são fundamentais para acertar questões como essa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
1.500 kcal e 1,4 g de proteína/kg de peso/dia.
Diretriz paciente grave
15 a 20kcal ptn 1.2g , após 4° dia 25 a 30kcal ptn 1.3 a 2g /
obeso grave imc 30 a 50 = 11 a 14kcal peso REAL, imc>50 22 a 25 peso IDEAL, imc 30 a 40 ptn 2g peso ideal imc>40 ptn até 2,5g
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo