De acordo com Barroco (2006), as categorias sociais são modo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q972950 Serviço Social
De acordo com Barroco (2006), as categorias sociais são modos de ser objetivos e expressam o processo de (re)produção social na história. Segundo a autora, as categorias que têm uma função primária no processo de (re)produção e toda esfera da vida social, para se reproduzir, precisam responder às suas determinações. São elas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - Categorias econômicas.

Tema Central da Questão: Esta questão aborda o conceito de categorias sociais no contexto do pensamento social, especialmente focando em como essas categorias se relacionam com o processo de (re)produção social na história. Segundo Barroco (2006), é crucial entender quais categorias são fundamentais nesse processo.

Resumo Teórico: No estudo das ciências sociais, as categorias econômicas referem-se a aspectos relacionados à produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Elas têm um papel primário na estruturação da sociedade, pois a maneira como os recursos são geridos afeta todas as outras esferas da vida social. Essa perspectiva é central no materialismo histórico e no entendimento de que a economia está no cerne da (re)produção social.

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa correta é A - Categorias econômicas, porque Barroco destaca que as categorias econômicas são aquelas que têm uma função primária no processo de (re)produção social. Isso significa que, para que a sociedade se mantenha e evolua, é necessário que as questões econômicas sejam resolvidas de maneira a responder às necessidades e determinações sociais. A economia é vista como uma base que influencia as formas de organização e estrutura social.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • B - Categorias jurídicas: Embora o direito e a legislação sejam importantes para a organização social, eles não são a base primária do processo de (re)produção social. As categorias jurídicas surgem muitas vezes como uma resposta aos arranjos econômicos, regulando-os.
  • C - Categorias políticas: As categorias políticas referem-se às formas de poder e governança dentro de uma sociedade. Apesar de importantes, elas frequentemente derivam de estruturas econômicas, já que a política é a superestrutura que se ergue sobre a base econômica.
  • D - Categorias sociais: O termo é mais amplo e reflete diversas dimensões da vida social. No entanto, a questão foca naquilo que é primário no processo de (re)produção social, e isso se refere especificamente ao âmbito econômico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA A

Dentro da sociedade capitalista, a defesa dos direitos sociais e das políticas sociais conjuga-se com a subsunção da força de trabalho, tanto pela necessidade de controle como pelo imperativo da produção e da acumulação do valor econômico. Ou seja, para que seja respondido as necessidades de outras categorias, primeiro é necessário possuir "uma categoria econômica."

BARROCO, Maria Lucia Silva. Trabalho, ser social e ética. In: Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Força, guerreiros(as)!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo