Paciente de 13 anos, com relato de alteração comportamental ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa E - Clozapina é a correta, pois é a medicação não recomendada para o caso descrito na questão.
Para entender por que a Clozapina não é recomendada, vamos primeiro compreender o quadro clínico do paciente. Ele apresenta sintomas sugestivos de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), caracterizados por pensamentos intrusivos relacionados ao medo de não reter informações e compulsões de escrita repetitiva para aliviar esse medo.
Justificativa da alternativa correta:
Clozapina é um antipsicótico atípico indicado principalmente para esquizofrenia resistente ao tratamento e não é usada como tratamento de primeira linha para TOC. Além disso, seu perfil de efeitos colaterais e a necessidade de monitoramento constante, devido ao risco de agranulocitose, tornam-na inadequada para este paciente.
Análise das alternativas incorretas:
A - Risperidona: Embora principalmente um antipsicótico, a Risperidona pode ser usada adjuvantemente em casos de TOC, especialmente quando há comorbidades ou sintomas resistentes.
B - Clomipramina: É um antidepressivo tricíclico que é efetivamente utilizado no tratamento do TOC, sendo uma das opções de primeira linha por sua ação na recaptação de serotonina e norepinefrina.
C - Aripiprazol: Outro antipsicótico atípico que, assim como a Risperidona, pode ser considerado em casos de TOC, especialmente quando outros tratamentos falham.
D - Fluoxetina: É um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS) e uma das medicações de primeira linha para TOC, amplamente utilizada devido à sua eficácia e perfil de segurança.
Em resumo, a Clozapina é a única medicação listada que não tem indicação para o tratamento do TOC, tornando-a a resposta correta para a pergunta proposta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo