o risco para tromboembolia venosa é baixo segundo o escore d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q111088 Medicina
Uma paciente com 26 anos de idade apresentou dispneia e tosse
seca 12 h após ter-se submetido a um parto cirúrgico. O exame
físico mostra saturação de oxigênio de 85% e taquicardia.
O raio X de tórax revela elevação da cúpula diafragmática direita
associada a pequeno derrame pleural à direita. Nessa situação, é
correto afirmar que

o risco para tromboembolia venosa é baixo segundo o escore de Wells.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, precisamos entender o contexto clínico apresentado, que envolve um quadro de dispneia (dificuldade para respirar) e taquicardia (aumento da frequência cardíaca) logo após um parto cirúrgico. Esses sintomas, juntamente com o achado de baixa saturação de oxigênio e alterações no raio X, sugerem a possibilidade de uma tromboembolia venosa (TEV), que pode evoluir para uma embolia pulmonar, especialmente em contextos pós-cirúrgicos.

A questão nos pede para analisar se o risco para tromboembolia venosa é baixo segundo o escore de Wells. Este escore é uma ferramenta clínica utilizada para estimar a probabilidade pré-teste de um paciente ter uma embolia pulmonar.

Alternativa Correta: E - errado.

Justificativa:

  • O escore de Wells leva em consideração fatores de risco como imobilização recente, cirurgia recente, e sinais clínicos de trombose venosa profunda, entre outros. No caso apresentado, a paciente teve um parto cirúrgico recente, o que aumenta significativamente o risco de TEV.
  • A presença de dispneia, baixa saturação de oxigênio, e taquicardia são sintomas que, junto com o contexto de pós-cirurgia, apontam para um risco elevado de embolia pulmonar. Portanto, afirmar que o risco é baixo segundo o escore de Wells está incorreto.

Análise das Alternativas:

C - certo: Esta alternativa está incorreta porque, conforme explicamos, o risco não é baixo dada a condição clínica da paciente e os fatores aludidos pelo escore de Wells.

E - errado: Esta é a alternativa correta, pois reflete a realidade clínica e a avaliação correta do risco de tromboembolia venosa no contexto apresentado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo