A ramulose, causada pelo fungo Colletotrichum gossypii South...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q819752 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A ramulose, causada pelo fungo Colletotrichum gossypii South. Var. cephalosporioides é uma das principais doenças do algodoeiro. Os sintomas dessa doença são:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB. B

Essa doença se caracteriza por causar lesões necróticas circulares nas folhas jovens que, com a evolução, o tecido necrosado rompe-se e se desprende, originando perfurações em formato de estrela. O crescimento desigual do tecido induz o enrugamento do limbo foliar. O dano mais significativo decorre da morte do meristema apical interrompendo o crescimento em altura da planta e estimulando a brotação de gemas laterais, que culmina com a formação de um aglomerado de ramos com entrenós curtos e intumescidos, dando à planta um aspecto envassourado.

Ressalto que medida mais econômica de controle dessa doença é o uso de cultivares resistentes. 

O fungo afeta o meristema apical provocando sua necrose, o que estimula o desenvolvimento dos brotos laterais que se transformam em “galhos extranumerários”, conferindo à planta um aspecto de superbrotamento ou envassouramento. Os internódios, por via de regra, apresentam intumescimento. Plantas doentes ficam com porte reduzido.Resposta Gabarito B.

GABARITO LETRA B.

Ramulose (Colletotrichum gossypii): provoca nanismo, superbrotamento e encurvamento das folhas com manchas que evoluem para necrose. O patógeno sobrevive no sobrevive no solo e é disseminado por sementes, sendo favorecido por condições de alta umidade e solos de maior fertilidade.

Controle pelo emprego de cultivares resistentes, emprego de sementes sadias (inspeção periódica em campos de produção de sementes), tratamento de sementes e controle químico.

FONTE: Estratégia Concursos.

Daqui a pouco eu volto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo