Uma das características próprias do arquivo − a de refletir ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C - organicidade.
Vamos entender por que essa é a resposta certa e analisar cada uma das alternativas oferecidas.
A questão aborda um dos conceitos fundamentais da Arquivologia, que é a organicidade. Esse termo refere-se à característica dos arquivos de refletirem a estrutura, as funções e as atividades da entidade que os acumulou. Em outras palavras, os documentos de um arquivo são produzidos e acumulados de forma natural no decorrer das atividades de uma organização, de modo que eles espelham a sua estrutura e funcionamento.
Agora, vamos explicar por que a alternativa C - organicidade é a correta e analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
C - organicidade: Como mencionado, a organicidade é uma característica intrínseca dos arquivos que reflete a estrutura, funções e atividades da entidade criadora. Esta definição se encaixa perfeitamente no enunciado da questão.
A - integridade: Refere-se à qualidade de um documento que está completo e sem alterações não autorizadas. Embora seja uma característica importante dos documentos arquivísticos, não se relaciona diretamente com o fato de refletir a estrutura e funções da entidade acumuladora.
B - representatividade: Essa característica indica que os documentos representam ou evidenciam determinada realidade ou atividade. No entanto, não abrange a ideia de refletir a estrutura e funções da entidade acumuladora de forma tão específica quanto a organicidade.
D - transparência: Relaciona-se à facilidade de acesso e compreensão das atividades e decisões de uma entidade, promovendo a visibilidade dos procedimentos. Esta característica é importante, mas não descreve a capacidade de um arquivo de refletir a estrutura da entidade.
E - proveniência: Refere-se ao princípio arquivístico que garante que os documentos de um mesmo produtor não devem ser misturados com os de outro, mantendo a ordem original. Embora próximo ao conceito de organicidade, não é exatamente o que a questão pede, que é a reflexão da estrutura e funções da entidade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ao se produzir documentos no decorrer de suas atividades, podemos destacar que os documentos de arquivo possuem uma característica chamada Organicidade, que significa que o mesmo foi criado em função de uma atividade realizada pela instituição, de forma que o mesmo servirá de prova das transações realizadas pela organização.
descomplicando esse princípio da Organicidade: analisando os documentos criados e recebidos da empresa, instituição, etc., pode-se descobrir no que ela trabalha, ou qual é a sua função principal.
Como o arquivo (no caso da questão) provém de uma instituição, é certo que durante o período de atividade dessa entidade os vários documentos que forem adentrando ao arquivo paulatinamente vão desenhar um esboço de sua estrutura, funções e atividades, ou seja, suas características orgânicas, intrínsecas.
Isso é a organicidade.
Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente ao seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
A resposta é a letra "C" de casa...
Podemos dizer que o princípio da organicidade é um desdobramento do princípio da ordem original. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas...
Abraço, pessoal!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo