Considere os tipos de Estrutura Organizacional apresentados ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q203501 Administração Geral
Considere os tipos de Estrutura Organizacional apresentados a seguir [Arau 94] e numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda: 
Imagem associada para resolução da questão

A seqüência está correta em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de estrutura. Assinale a alternativa correta.


Quanto às estruturas organizacionais, podemos entender que:


( 2 ) Divisional: Aplicável a empresas que operam em ambientes mutáveis de média a alta instabilidade. 


A estrutura Divisional, segundo Rennó (2013), a organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados importantes para ela, possibilitando, com isso, que cada divisão fica então quase autônoma, tendo seu próprio setor de marketing, de produção e logística, de forma a poder tomar quase todas as decisões relativas ao seu produto e mercado e atender seus respectivos clientes


( 4 ) Matricial: Empregada em contextos bastante instáveis, onde cada demanda recebida do ambiente é tratada por um processo moldado para esse fim. 


Consoante o professor Rodrigo Rennó (2013), "a estrutura Matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto. Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento. A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo". A ênfase recai nos projetos, não nos processos.


( 5 ) Orientada para processos: Utilizada para evoluir de uma formação funcional para uma estrutura mais flexível, coordenada por equipes. 


( 1 ) Funcional: Própria para organizações que atuam em ambientes seguros, sem necessidade de mudanças tecnológicas, favorecendo assim a especialização profissional. 


É o tipo de estrutura organizacional em que se aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções. O princípio funcional separa, distingue e especializa: é o cerne do staff.


( 3 ) Híbrida: É utilizada por organizações de grande porte que possuem tanto unidades funcionais quanto divisionais.


Dessa forma, podemos concluir que a alternativa correta é a D.

GABARITO: D

Referência:

RENNÓ, R. Administração geral para concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O jeito mais simples de resolver esse tipo de questão é por eliminação.

A estrutura funcional é a mais antiga, em que existe a especialização pela atribuição dos profissionais. Assim, deve ser "própria para organizações que atuam em ambientes seguros..."

Ficamos com as alternativas C e D (só aí já são 50% de chance de acertar).

Considero a questão difícil. Mas é uma boa forma de evoluir no conhecimento.

Bons estudos.
Sequência correta: Letra "D"

As Estruturas Organizacionais determinam a distribuição das atividades e responsabilidades pela organização. Dependendo dos valores assumidos por um conjunto de características organizacionais é possível identificar um tipo específico de estrutura: funcional, divisional, híbrida, matricial ou orientada para processos . Funcional: Própria para organizações que atuam em ambientes seguros, sem necessidade de mudanças tecnológicas, favorecendo assim a especialização profissional. Os pontos fortes são a possibilidade de economia de recursos humanos nas unidades organizacionais e o desenvolvimento de habilidades especializadas. Os pontos fracos são a resposta lenta às modificações ambientais e um menor número de inovações. Divisional: Aplicável a empresas que operam em ambientes mutáveis de média a alta instabilidade. Seu ponto forte é a adaptação das unidades a diferentes tipos de produtos, regiões e clientes. O ponto fraco é a duplicação de recursos humanos e materiais pelas divisões, aumentando os custos da empresa. Híbrida: É utilizada por organizações de grande porte que possuem tanto unidades funcionais quanto divisionais. Pode operar em ambientes estáveis ou não, porém é mais utilizada em contextos instáveis e com tecnologia não-rotineira. Seu ponto forte é permitir que a organização obtenha adaptação e coordenação nas divisões de produto e eficiência nas unidades organizacionais. O ponto fraco é conduzir a conflitos entre divisões e departamentos. Matricial: Empregada em contextos bastante instáveis, onde cada demanda recebida do ambiente é tratada por um processo moldado para esse fim. Os pontos fortes são o compartilhamento flexível de recursos humanos e a adequação para decisões complexas. Os pontos fracos são a ocorrência de dupla autoridade, o que pode ser frustrante e confuso para os participantes, e a necessidade de os participantes possuírem grande habilidade e treinamento para lidar com pessoas. Orientada para processos: Utilizada para evoluir de uma formação funcional para uma estrutura mais flexível, coordenada por equipes. Os pontos fortes são a redução do isolamento entre os departamentos e a diminuição do tempo de resposta, com decisões mais ágeis. Os pontos fracos são a dupla subordinação das equipes interfuncionais, gerando conflito de lealdade, e a descentralização não planejada.
Boa sorte.
Eu errei esta questão e digo o porquê:

Na questão da cesgranrio, resposta letra A, fala-se da evolução da estrutura funcional para multidivisional, associei isso e inverti os 5 e 2 das alternativas c e d, julgando que a quarta lacuna, só poderia se relacionar a 1 funcional.



A adoção de uma estratégia de diversificação no nível corporativo envolve a decisão de quantos e quais negócios a empresa virá a desenvolver, sugerindo a mudança de uma estrutura funcional para uma estrutura multidivisional.

PORQUE

O aumento da diversificação dos negócios no nível corporativo gera problemas de processamento de informação, coordenação e controle com os quais a estrutura funcional tem grandes dificuldades de lidar.

A esse respeito, conclui-se que

(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.

jurava que a alternativa 2 era a 5, mas nem tem essa opção..kkkk

DIVISIONAL --> AMBIENTE MUTÁVEIS / INSTABILIDADE

PROCESSOS --> FLEXÍVEL

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo