O modelo C(L)A(S)P, proposto pelo músico e educador Keith Sw...
O modelo C(L)A(S)P, proposto pelo músico e educador Keith Swanwick, enfatiza a importância da experiência musical ativa por meio das atividades centrais de composição (C), apreciação (A), e performance (P), apoiadas pelas atividades de aquisição de habilidades musicais (S), e informações sobre a música (L). Conhecimentos teóricos, notação, informação sobre música e músicos e habilidades técnicas são atividades periféricas, meios para informar (L) e viabilizar (S), as atividades centrais, mas não devem substituir a experiência musical ativa. De acordo com França e Swanwick (2002), as cinco atividades devem ser apresentadas de forma inter-relacionada, oferecendo um leque de opções para as aulas de Música.
(FRANÇA, Cecilia C. e SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta. Porto Alegre v. 13, n. 21. p. 5-42, 2002)
I - O modelo C(L)A(S)P sugere começar sempre pelas atividades de composição para chegar às outras atividades musicais, em uma sequência organizada previamente para que a notação musical seja sempre a última modalidade a ser apresentada.
II - Muitas vezes, o ensino de música se limita às atividades consideradas periféricas, distanciando-se das atividades que envolvem a experiência musical direta.
III - O modelo proposto por Swanwick se distancia de modelos mais tradicionais, ao defender a execução musical desde o início e a ampliação das várias formas de aprendizagem musical: fazer, ouvir e entender música.
IV - O modelo C(L)A(S)P, de Swanwick, é voltado para a musicalização de crianças, não se adequando ao ensino médio ou aos cursos superiores.
V - É possível deduzir que o modelo C(L)A(S)P se desenvolveu no campo da filosofia e da sociologia, por se tratar de um modelo explicativo de etapas de aprendizagem.
A partir do texto e das opções acima, escolha a resposta com as afirmativas CORRETAS: