Quem é o jornalista e literato norte-rio-grandense eleito em...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - Murilo Melo Filho
O tema central da questão abordada é a identificação de um membro específico da Academia Brasileira de Letras (ABL). Para resolver essa questão, é necessário conhecer a história contemporânea da literatura e do jornalismo brasileiro, além de detalhes sobre os membros da ABL e suas contribuições para a área.
Vamos começar pela alternativa correta:
D - Murilo Melo Filho
Murilo Melo Filho foi um destacado jornalista e escritor do Rio Grande do Norte. Ele foi eleito para a cadeira nº 20 da Academia Brasileira de Letras em 1999, sucedendo Aurélio de Lyra Tavares. Essa informação específica sobre sua eleição e ocupação da cadeira é fundamental para identificar a alternativa correta.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Reis de Souza
Reis de Souza não está relacionado à cadeira nº 20 da ABL nem à sucessão mencionada. Ele não é conhecido como membro da ABL em geral.
B - José Sanderson Deodato Fernandes de Negreiros
José Sanderson Deodato Fernandes de Negreiros também não tem associação com a cadeira nº 20 da ABL e não é reconhecido na sucessão citada.
C - Francisco de Assis Barbosa
Embora Francisco de Assis Barbosa tenha sido membro da Academia Brasileira de Letras, ele não ocupou a cadeira nº 20 em 1999 nem sucedeu Aurélio de Lyra Tavares.
E - Samuel Wainer
Samuel Wainer não é identificado como membro da ABL, tampouco está relacionado à cadeira específica mencionada na questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Reis de Souza: Nada encontrado.
José Sanderson Deodato Fernandes de Negreiros, poeta, jornalista, quando foi eleito para a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, era o mais jovem daquela instituição. Trabalhou na "Tribuna do Norte", "Diário de Natal", sendo também, redator e repórter de duas revista do Sul do País, "Manchete" e "Visão".
Francisco de Assis Barbosa (Guaratinguetá, 21 de janeiro de 1914 — Rio de Janeiro, 8 de dezembro de 1991) foi um biógrafo, ensaísta, historiador e jornalista brasileiro, imortal da Academia Brasileira de Letras.
Murilo Melo Filho (Natal, 13 de outubro de 1928) é um advogado, jornalista e escritor brasileiro.
É filho de Murilo Melo e de Hermínia de Freitas Melo. Começou a carreira jornalística ainda criança, com doze anos, no Diário de Natal, escrevendo comentários esportivos. Depois foi para A Ordem, A República, Rádio Educadora de Natal e Rádio Poti. Aos dezoito anos foi para o Rio de Janeiro e começou a trabalhar no Correio da Noite. A seguir, passou por Tribuna da Imprensa, Jornal do Commercio, Estado de São Paulo, revista Manchete e TV-Rio.
Em missões jornalísticas acompanhou os presidentes brasileiros Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, João Goulart, Ernesto Geisel e José Sarney, à viagens ao exterior. Cobriu a Guerra do Vietnã e foi o primeiro jornalista brasileiro a cobrir a Guerra do Camboja.
Foi eleito para membro titular da Academia Norte-Riograndense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 19, na sucessão do Acadêmico Nilo Pereira; do PEN Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Letras; e da Academia Carioca de Letras, na Cadeira nº 8, em substituição a Paschoal Villaboim Filho.
É membro do conselho administrativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e membro da União Brasileira de Escritores (UBE).
Samuel Wainer (Bessarábia, 19 de dezembro de 1910 — São Paulo, 02 de Setembro de 1980) foi um jornalista nascido na Bessarábia que veio para o Brasil com 2 anos de idade. Foi fundador, editor-chefe e diretor do jornal Última Hora. Foi casado com a modelo e jornalista Danuza Leão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo